Robert Plant transforma disco com covers em obra autoral – Revista Eletricidade

Robert Plant transforma disco com covers em obra autoral

“Dreamland”, o novo álbum de Robert Plant já tem data de lançamento prevista para a Europa (24 de Junho) e EUA (16 de Julho). O sétimo álbum de sua carreira solo marca duas estreias para o cantor, sua nova banda, Strange Sensation, e sua nova gravadora Universal Records, após um longo relacionamento com a Atlantic Records, detentora de todo seu catálogo anterior, incluindo seus discos com o Led Zeppelin.

A formação do Strange Sensation traz os guitarristas Justin Adams (Sinead O’Connor, Jah Wobble) e Porl Thompson (Cure), o tecladista John Baggot (Portishead, Massive Attack), o baterista Clive Deamer (Portishead, Roni Size, Tom Jones) e o baixista Charlie Jones, único remanescente das formações anteriores da banda que acompanha Plant.

Depois de 8 anos, dedicados em sua maior parte ao trabalho conjunto com Jimmy Page, o mais perfeito dos vocalistas de rock reaparece com um novo trabalho que pode ser definido como uma sofisticada coletânea de versões cover.

Músicas que sempre estiveram presente no repertório do cantor, recebem agora seu primeiro registro em disco; incluindo “One More Cup Of Coffee”, de Bob Dylan, “Song To The Siren,” de Tim Buckley, “Morning Dew.” de Tim Rose e “Hey Joe”, canção imortalizada por Jimi Hendrix.

Quem já viu Plant cantando ao vivo, sabe que muitas vezes ele acrescenta toques pessoais a alguns clássicos do blues e do rock, com resultados sempre imprevisíveis, é o caso de “Win My Train Fare Home,” uma versão muito especial que Robert e banda criaram a partir de “Train Fare Blues” de Arthur Crudup, completamente modificada pela inserção de trechos de “Milkcow’s Calf Blues” de Robert Johnson”, “Crawlin’ King Snake,” de John Lee Hooker e de outro clássico de Crudup, “That’s Alright Mama”

O primeiro single de “Dreamland” é um blues lento com toques orientais e que transpira sensualidade ao primeiro acorde. “Darkness, darkness” chega às rádios já no dia 4 de Junho e deve ajudar muito no processo de divulgação da tournê que Plant planeja para o verão americano.

Enquanto isso, os europeus estão tendo o privilégio de conhecer antes do lançamento quase todo o repertório do novo álbum, Plant está no momento excursionando pela Europa junto com o Strange Sensation e já incluiu na set-list de suas apresentações diversas canções de “Dreamland”. Seus shows disputadíssimos pelo público, têm recebido muitos elogios por parte da crítica especializada.

Ainda não existe uma data de lançamento prevista para o Brasil.

Adriana Maraviglia
@drikared

Confira as Faixas do CD “Dreamland”

1 Funny in My Mind (I Believe I’m Fixin’ to Die)
2 Morning Dew
3 One More Cup of Coffee
4 Last Time I Saw Her
5 Song to the Siren
6 Win My Train Fare Home (If I Ever Get Lucky)
7 Darkness, Darkness
8 Red Dress
9 Hey Joe
10 Skip’s Song
11 Dirt in a Hole

Assista ao vídeo de “Darkness, Darkness”:

Entre no Facebook e deixe seu comentário: