Um estranho casal – Novo disco une as vozes de Robert Plant e de estrela do country americano – Revista Eletricidade

Um estranho casal – Novo disco une as vozes de Robert Plant e de estrela do country americano

Me aproximei de “Raising Sand” com uma pergunta que não podia ser silenciada dentro de minha cabeça: o que poderia haver em comum entre o maior vocalista do rock e uma para mim desconhecida cantora de bluegrass (gênero tradicional do country)?

Ok, eles se conheceram em um tributo ao cantor folk Leadbelly, na verdade sua introdução ao Rock and Roll Hall of Fame, em 2004, ensaiaram um número juntos e Plant teria ficado imediatamente impressionado com Alison e sua banda, daí em diante começou a surgir a ideia de gravar um disco juntos.

Mas isso explica simplesmente como aconteceu o encontro entre os artistas, mas não dá qualquer pista do que poderia uni-los musicalmente.

Só “Raising Sand” pode lançar alguma luz em qualquer dúvida, suas 13 faixas são provas de que as fronteiras que separam gêneros distintos como o rock, o blues, o country e o folk podem ser tênues e até inexistentes dependendo do ângulo em que se olha.

Além disso já faz algum tempo que Plant tem preferido o caminho da experimentação, seus discos solo sempre trazem cada vez mais variados “sabores” a serem acrescentados ao já extenso “menu” do intérprete.

Com repertório escolhido a dedo e produzido por T-Bone Burnett, o disco tem pequenas preciosidades como o blues “Rich Woman”, na faixa de abertura, ou a regravação de “Gone Gone Gone (Done Moved On)”, dos Everly Brothers.

“Please Read the Letter” é outro bom momento do disco que ajuda a expor a “química” entre os dois intérpretes.

Mas não são só os duetos que fazem de “Raising Sand” um disco imperdível, as faixas solo também ajudam na boa impressão “Trampled Rose” de Tom Waits, ficou simplesmente maravilhosa na voz de Alison Krauss e “Nothin'”, com Plant tem guitarras, violinos e banjos… Estranho? É, pode ser, mas que soa bem, isso soa.

Adriana Maraviglia
@drikared

Confira as Faixas de “Raising Sand”: 

1. Rich Woman
2. Killing the Blues
3. Sister Rosetta Goes Before Us
4. Polly Come Home
5. Gone Gone Gone (Done Moved On)
6. Through the Morning, Through the Night
7. Please Read the Letter
8. Trampled Rose
9. Fortune Teller
10. Stick With me Baby
11. Nothin’
12. Let You Loss be your Lesson
13. Your Long Journey

Assista ao vídeo da música “Gone Gone Gone (Done Moved On)”:

Entre no Facebook e deixe seu comentário: