Depois de longa espera, o U2 está de volta com “No Line On the Horizon” – Revista Eletricidade

Depois de longa espera, o U2 está de volta com “No Line On the Horizon”

Demorou, mas chegou! O 12° disco de estúdio do U2 estava inicialmente prometido para novembro de 2008, mas a banda estava se divertindo tanto no estúdio, ao lado dos produtores Brian Eno, Daniel Lanois e Steve Lillywhite que resolveu continuar por mais alguns meses lapidando um repertório que, segundo declarações do próprio U2, já tinha mais de 60 novas músicas.

Verdade ou mais uma das piadas dos irlandeses, o público teve que esperar mais 3 meses, mas agora que o disco já chegou às lojas, algumas das expectativas foram parcialmente frustradas, como se pode perceber pelas críticas mornas que o trabalho recebeu de muita gente.

Mas não tem como esquecer que “No Line On the Horizon” é U2. Algumas faixas, como a ótima “Magnificent”, remetem diretamente à melhor fase musical da banda, a obra-prima “Joshua Tree” (1987).

“Moment of Surrender” é uma balada longa, com 7 minutos de duração, que mantem o clima de “Joshua Tree” mas incorpora os loopings da música eletrônica que caracterizaram o trabalho do U2 feito desde então. “Fez – Being Born” e “Cedars Of Lebanon” trazem um discreto sotaque oriental.

O trabalho começou a ser gravado em 2007, “em trânsito”, foram utilizados estúdios em Fez (Marrocos), Dublin, Nova York e Londres. O que parece extremamente saudável no sentido de possibilitar variedade de sons e texturas, também tem o lado negativo de facilitar a dispersão, existem muitas sonoridades e o disco ficou sem um direcionamento mais objetivo.

O primeiro single a ser lançado pela banda foi “Get On Your Boots”, um rock que não empolga e talvez este seja o maior defeito desta nova safra de canções, o que realmente faz falta em “No Line on the Horizon” é aquela música que pega, que basta ouvir uma vez para sair cantarolando, coisa que aconteceu em todos os discos do U2, desde o primeiro.

Mas conhecendo bem a banda, ela pode surgir a qualquer momento, do rádio, ou dos estádios por onde o U2 passará em sua nova tournê 360°, que já está agendada para começar em 30 de Junho, em Barcelona.
Ainda não há uma data confirmada de apresentação no Brasil, mas já aparecem rumores de que a banda deve passar por aqui em 2010.

Adriana Maraviglia
@drikared

Confira as faixas de “No Line on the Horizon” :

  1. No Line On The Horizon
    2. Magnificent
    3. Moment of Surrender
    4. Unknown Caller
    5. I’ll Go Crazy If I Don’t Go Crazy Tonight
    6. Get On Your Boots
    7. Stand Up Comedy
    8. Fez – Being Born
    9. White As Snow
    10. Breathe
    11. Cedars Of Lebanon

Entre no Facebook e deixe seu comentário: