Ícone da música, Bob Dylan usa os cenários do Brasil como inspiração para sua arte – Revista Eletricidade

Ícone da música, Bob Dylan usa os cenários do Brasil como inspiração para sua arte

Pouca gente sabe, mas além de ícone do rock, Bob Dylan tem outros talentos artísticos que exibe desde a semana passada no Statens Museum for Kunst de Copenhague.

Não se trata exatamente de um talento recém descoberto, a capa de seu disco “Self Portrait” (1970) já exibia um de seus trabalhos e diversos de seus desenhos foram publicados no livro “Writings and Drawings and Lyrics 1962-1985”.

Mas para a exposição de Copenhague, Dylan leva trabalhos bem mais recentes, a “Brazil Series” é uma coleção de 40 telas e 8 desenhs feitos a partir de 2008, que tem como tema personagens e paisagens brasileiras, que o artista conheceu em suas diversas passagens pelo país.

Sobre seu trabalho com os pincéis, Dylan não é nada modesto, em entrevista para a revista Mojo, o cantor declarou: “Eu posso pegar uma tigela com futas e transformá-la em um drama de vida ou morte”.

Embora venha recebendo um bom público, a crítica especializada tem sido implacável com o trabalho do artista, acusando até mesmo o museu de visar apenas o retorno econômico pela notoriedade de Dylan como músico em detrimento do real valor artístico de sua obra.

Nas telas, a visão pessoal de Dylan de nossas paisagens trazem praias, fazendas, cenas das cidades e favelas para os olhos do resto do mundo. A mostra fica em cartaz em Copenhague até Janeiro de 2011 e por enquanto, ainda não há previsão de que ela seja levada para outros lugares, mas fica a sugestão de alguém trazê-la ao Brasil para conferirmos de perto a visão que o mestre da música tem de nós.

Adriana Maraviglia
@drikared

 

Confira alguns trabalhos de Bob Dylan que fazem parte da exposição em Copenhague:

  • css image gallery
1 2 3 4 5 6 7
image slider jquery by WOWSlider.com v7.8

Entre no Facebook e deixe seu comentário: