Lista Especial: O Casamento Real – A realeza britânica vai ao cinema – Revista Eletricidade

Lista Especial: O Casamento Real – A realeza britânica vai ao cinema

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Nesta semana quando mais uma vez os olhos do mundo se voltam para a família real britânica na expectativa do casamento entre o príncipe William, segundo na sucessão ao trono britânico com a plebeia Kate Midleton, vale lembrar algumas ocasiões em que o cinema se dedicou a mostrar as histórias que aconteciam dentro dos muros dos palácios.

E para entrar no clima da festa da realeza, a Revista Eletricidade preparou uma lista de filmes que se baseiam nas histórias verdadeiras de reis, príncipes e princesas:

1. A Rainha (2006)

Dirigido por Stephen Frears e com um roteiro preciso de Peter Morgan, o filme narra um período bastante específico e dramático, da biografia da atual soberana do Reino Unido: a morte da Princesa Diana, em um acidente de carro, em Paris, em 1997 e seu impacto devastador sobre o país que passou a esperar uma reação que a família real não parecia pronta a demonstrar.

Trabalho impecável de Mirren que rendeu o Oscar de Melhor Atriz (2007) e mesmo agora, depois que nossa percepção do papel do primeiro ministro Tony Blair (Michael Sheen) mudou consideravelmente, continua um belo filme que merece nossa atenção.

2.O Discurso do Rei (2010)

Dirigido por Tom Hooper. O filme conta a história da ascensão ao trono do Rei George VI (Colin Firth), o pai da Rainha Elizabeth II, nas vésperas da Segunda Guerra Mundial. Depois que seu irmão Edward VIII (Guy Pearce) decidiu abdicar ao trono para casar-se com uma divorciada americana.

Mas tinha um problema sério para vencer antes de poder assumir, a gagueira que é tratada pelos métodos pouco convencionais do terapeuta da fala Lionel Logue (Geoffrey Rush). Foi o grande vencedor do Oscar deste ano, levando para casa 4 estatuetas, incluindo melhor filme e diretor.

3.Sua Majestade Mrs Brown (1997)

Dirigido por John Madden. Uma das mais importantes soberanas da história britânica, a Rainha Victoria (Judi Dench) viveu um grande amor nos anos em que esteve casada com o príncipe Albert.

Quando ele morreu, ela passou um grande periodo de luto no Castelo de Balmoral, na Escócia. Um dos empregados do castelo, John Brown (Billy Connolly) totalmente devoto a ela, oferece seu ombro e tenta contribuir para trazê-la de volta à vida. Interpretação extraordinária de Judi Dench, o filme teve duas indicações ao Oscar.

4- A Jovem Rainha Vitória (2009)

Dirigido por Jean-Marc Vallée. A ascensão ao trono da princesa Victoria (Emily Blunt) em um período bastante conturbado da história britânica.

Ainda em sua adolescência ela se recusa aceitar as ordens de sua mãe e do padrasto e passa a ser a sucessora de seu tio o Rei William IV (Jim Broadbent), depois de coroada, ela passa a ouvir os conselhos do Primeiro Ministro Lord Melbourne (Paul Bettany).

Seu primo, o príncipe alemão Albert (Rupert Friend) se aproxima de Victoria inicialmente por interesses políticos, mas com ideais parecidos, os dois se apaixonam e casam-se, iniciando uma era de ouro para o Império Britânico.

5- Elizabeth – A Era de Ouro  (2007)

Dirigido por Shekhar Kapur. Em 1588, o reinado de Elizabeth I (Cate Blanchet) segue e ela precisa enfrentar a Espanha, um inimigo poderoso que quer derrubá-la do trono a qualquer preço. Vencedor de um Oscar.

6- Elizabeth – Elizabeth (1998)

Dirigido por Shekhar Kapur. Após a morte do rei Henrique VIII, se inicia uma guerra por sua sucessão, seu filho Edward VI adoece e morre e restam então a católica Mary e Elizabeth (Cate Blanchet), sua filha protestante com Ana Bolena, que lutam pelo trono em uma época turbulenta.

Elizabeth vence, mas precisa enfrentar outros desafios, como a impossibilidade de casar-se com seu amante, Robert Dudley (Joseph Fiennes). O filme recebeu 7 indicações ao Oscar.

7- A Outra – The Other Boleygn Girl (2008)

Dirigido por Justin Chadwick. Com problemas em seu casamento com Catarina de Aragão (Ana Torrent), o Rei Henrique VIII (Eric Bana) envolve-se com duas irmãs, Mary Boleygn (Scarlett Johansson) e Anne (Natalie Portman).

Anne conquista o rei e exige que ele se case com ela, mas sua atitude acaba custando muito caro.

Baseado no livro homônimo de Philippa Gregory, o filme é um retrato fiel de um dos mais famosos reis britânicos que ficou muito conhecido por romper com o Vaticano e por casar-se 6 vezes.

8- Henrique V  (1989)

Dirigido por Kenneth Branagh. O texto clássico da obra de William Shakespeare recebe sua adaptação cinematográfica e conta a historia do Rei Henrique V (Kenneth Branagh).

No século XV, o rei da Bretanha é insultado pelo Rei da França e por isso lidera seu exército em um ataque aos franceses. A guerra culmina na sangrenta Batalha de Agincourt.

9- As Brumas de Avalon  (2001)

Dirigido por Uli Edel. E para não dizer que não falamos dos mitos.

Ninguém até hoje provou que Camelot e o Rei Arthur foram ou não personagens reais, mas seus cavaleiros da Tavola Redonda e suas aventuras para manter o reino em paz ainda hoje servem de inspiração.

Feito para a TV e baseado no romance de Marion Zimmer Bradley, o filme mostra a história do predestinado Rei Arthur (Edward Atterton) e seu caminho sempre dividido entre a magia da velha religião, liderada pela sacerdotisa Vivianne (Anjelica Huston) e o cristianismo.

Adriana Maraviglia
@drikared

Entre no Facebook e deixe seu comentário: