Gal Costa volta à cena com novo disco de música eletrônica – Revista Eletricidade

Gal Costa volta à cena com novo disco de música eletrônica

GAL COSTA - RECANTOConsiderada desde sempre uma das mais importantes vozes do país, a cantora Gal Costa volta ao estúdio, após um intervalo de 6 anos, seu último disco de inéditas foi Hoje (2005), e se mostra ainda disposta a explorar novos terrenos com “Recanto”; um disco de música eletrônica.

Com músicas de Caetano Veloso, que produz o trabalho em parceria com seu filho, Moreno Veloso; o disco tem uma enorme força poética, com letras que falam sobre envelhecimento, criticam o estado consumista atual de nossa sociedade, falam das modernas ferramentas da música e falam, falam e falam… dentro do habitual espírito verborrágico do compositor podemos considerar a voz de Gal uma “arma” poderosa, límpida, que certamente valoriza cada uma das palavras que canta.

Entretanto, é uma pena que a estrada que seu canto percorre dessa vez seja da mais completa pobreza melódica, bebemos as palavras, mas elas não estão embaladas por melodias bem acabadas ou belos arranjos, substituídos em “Recanto” por batidas e ruídos eletrônicos de gosto discutível.

Nada contra a modernidade, ou o experimentalismo, como cantora, Gal já tem mais de 40 anos de uma carreira que nunca procurou o conforto na mesmice, mas a impressão que este novo trabalho causa é a de que tudo foi demasiadamente improvisado, fizeram um esboço de arranjo, foram para o estúdio e gravaram.

Parece que não houve tempo, ou vontade, de buscar um melhor acabamento musical, confiando que ser novo admite também ser pouco trabalhado, quase tosco.

É portanto sintomático que a melhor faixa do disco seja “Miami Maculelê”, um funk carioca, que ao lado da regravação da bossa nova “Mansidão” e de “Segunda”, a faixa que fecha o disco, contribui para deixar o conjunto um pouco menos indigesto.

Aliás, totalmente indigesta mesmo será a tarefa de transformar em show, o novo álbum. A cantora promete ir para a estrada com o repertório de “Recanto”, a partir de Março de 2012, em um novo show dirigido por Caetano Veloso. Só espero que até lá, alguém resolva transformar rascunhos de arranjos em música de verdade.

Adriana Maraviglia
@drikared

 

 

Faixas de “Recanto “:

1. Recanto Escuro
2. Cara Do Mundo
3. Autotune Auterótico
4. Tudo Dói
5. Neguinho
6. O Menino
7. Madre Deus
8. Mansidão
9. Sexo E Dinheiro
10. Miami Maculelê
11. Segunda

Confira Gal Costa cantando “Recanto Escuro” no Programa do Jô, ao lado de Caetano Veloso:

Entre no Facebook e deixe seu comentário: