Caymmi – Homenagem dos filhos do compositor inicia comemoração de seu centenário – Revista Eletricidade

Caymmi – Homenagem dos filhos do compositor inicia comemoração de seu centenário

CAYMMI - NANA, DORI E DANILOAbrindo as comemorações do centenário de nascimento de Dorival Caymmi, que será festejado em 30 de abril de 2014, “Caymmi” é uma belíssima homenagem dos filhos do compositor.

Nana, Dori e Danilo oferecem um belo trabalho que resgata canções mais obscuras. No repertório, toda a beleza poética irresistível do “Cancioneiro da Bahia”, livro publicado por Dorival em 1947, com as músicas que já tinha escrito até então.

E como compositor, Dorival Caymmi foi tão perfeito, que além de nos dar um cancioneiro rico, carregado de poesia, ainda fez filhos com as vozes perfeitas para interpretá-lo.

Uma coleção de músicas que exalam brasilidade e poesia por todos os poros, como as belíssimas “Sereia”, “Itapoã” e “A mãe d’água e a menina”, canções que nos fazem lembrar da ligação da obra de Caymmi com os mares lindos e profundos da costa da Bahia.

E até um fado verdadeiro, “Francisco Santos das Flores” é cantada com sotaque português e traz todo o clima dramático do gênero.

O álbum emociona do primeiro ao último acorde, sem necessitar recorrer muito à nossa memória afetiva, já que a ideia é apresentar ao público músicas mais desconhecidas, mas também tem um dos maiores “hits” do compositor, a faixa “Retirantes”, sucesso como tema de abertura da novela “Escrava Isaura” (1975).

Em um momento em que a música brasileira parece ter se distanciado de uma vez por todas de suas qualidades poéticas e literárias, “Caymmi” é um disco para se ouvir com o gosto e a esperança renovada que se tem quando finalmente se encontra um oásis oculto, no meio do imenso deserto de mediocridade dos últimos tempos.


Adriana Maraviglia
@drikared


Faixas de Caymmi:

1.Quando Eu Durmo / Balaio Grande
2.História Pro Sinhôzinho
3.Modinha Para Teresa Batista/ Vamos Falar De Teresa
4. Sereia / Rainha Do Mar
5.Caminhos Do Mar
6.Francisca Santos Das Flores
7.Retirantes
8.Acaçá
9.Itapoã
10.Cantiga De Cego
11.Fiz Uma Viagem
12.Roda Pião
13.A Mãe D’água E A Menina


Confira a faixa Modinha Para Teresa Batista/ Vamos Falar De Teresa:

 

Entre no Facebook e deixe seu comentário: