Suspense argentino “Tese sobre um Homicídio” é lição de bom cinema – Revista Eletricidade

Suspense argentino “Tese sobre um Homicídio” é lição de bom cinema

TESE SOBRE UM HOMICÍDIO - POSTERO cinema da Argentina tem chegado a patamares surpreendentes nos últimos tempos, depois do merecido Oscar de filme estrangeiro para o sensacional “O Segredo dos seus Olhos” (2009), também com o grande ator Ricardo Darín encabeçando o elenco e o mesmo time de produtores, chega às telas “Tese sobre um Homicídio” (2013).

Roberto (Ricardo Darín) é um prestigiado professor de direito criminal que dá aulas para turmas de pós graduação na universidade, quando, no estacionamento embaixo da janela de sua classe, uma mulher é assassinada.

A polícia que investiga o crime, passa a procurar por um psicopata, mas para Roberto, Gonzalo (Alberto Amman), um dos alunos de sua turma e filho de um velho amigo, passa a ser o maior suspeito, por desafiá-lo veladamente todo o tempo.

Sem razões para confiar no sucesso da polícia na investigação, o professor passa a investigar por conta própria o homicídio, juntando cada vez mais evidências, que no entanto, ainda não são boas o bastante para construir um caso sólido contra seu aluno.

Darín está perfeito no papel, mostrando todas as contradições de um velho e experiente profissional, que usa o álcool e o cigarro para tentar esquecer seu cansaço e desilusão com o sistema judiciário.

Como o aluno de Roberto, o filme desafia o espectador a acompanhar em detalhes a penosa investigação, vendo um grande profissional da lei, sentir-se obrigado a seguir o que dita seus instintos, enquanto praticamente se desmonta diante de nossos olhos.

Fantástica e imperdível lição de bom cinema, dirigida por Hernán Goldfrid e baseada em um romance homônimo, “Tese sobre um Homicídio” é não só um bom exercício intelectual que discute as inúmeras falhas do sistema judicial, mas também bom suspense, de uma linhagem que descende diretamente do mestre britânico Alfred Hitchcock.
Algo que ganharemos muito aprendendo, especialmente agora em que o cinema brasileiro parece preso para sempre em uma fase de comedinhas chatas e sem nenhuma graça.
 
Adriana Maraviglia
@drikared

 

Confira o trailer de “Tese sobre um Homicídio”

Entre no Facebook e deixe seu comentário: