Segundo livro de detetive de JK Rowling chega às lojas – Revista Eletricidade

Segundo livro de detetive de JK Rowling chega às lojas

THE SILKWORM - ROBERT GALBRAITHJK Rowling conseguiu mais uma vez, seu segundo “livro de detetive”, sob o pseudônimo Robert Galbraith é ótimo entretenimento e uma divertida caricatura do mundo da literatura.

Depois de ver seu projeto de escrever de uma forma mais anônima ir pelos ares, logo após o lançamento de “O Chamado do Cuco”; há mais ou menos um ano, JK lança a segunda aventura do detetive Cormoran Strike e sua “secretária temporária”, Robin Ellacott.

Em “The Silkworm”, a esposa de Owen Quine, um escritor excêntrico, pede ao detetive que localize seu marido, desaparecido há dias, logo após ser comunicado por sua agente literária, que o livro, que ele considerava sua grande obra prima, não seria publicado por nenhuma editora.

Tudo indica que o livro de Quine, denominado “Bombyx Mori”, nome científico do bicho da seda, seria um ato de vingança de um escritor que se julga um gênio incompreendido, explorado e maltratado por todos que o cercam, colegas escritores, alunos e editores. E como o bicho da seda, ele se sente atirado vivo, em água fervente, para que outros desfrutem do belo fio de seda, que é sua obra.

O livro revela segredos inconfessáveis de todas as pessoas de suas relações. Carregado de ódio, o próprio manuscrito é usado como roteiro para o assassinato de Quine, possibilitando que todos os que tiveram acesso à história sejam os principais suspeitos da morte do escritor.

O retrato que JK Rowling pinta do mundo literário londrino chega a ser muito perturbador, seus personagens, são egóicos, não parecem ter qualquer contato com a realidade ou qualquer escrúpulo, para dizer o mínimo, e exatamente pelo exagero de defeitos e pelas muitas acusações que recaem sobre eles, talvez estejam muito distantes da realidade e sejam apenas caricaturas, que adicionam cores diferentes à trama, do que possíveis “colegas de trabalho” reais da escritora. De qualquer forma, a dúvida dá ainda mais interesse ao trabalho.

O que ela não deixa em dúvida é o julgamento negativo que faz de tudo o que envolve a indústria da celebridade e ela parece aproveitar cada oportunidade para descrever o quanto considera patético e mau caráter o trabalho de tabloides e jornalistas que vivem da exploração da popularidade das pessoas que perseguem.

Com o sucesso de vendas também deste segundo livro, a possibilidade de uma continuidade da série não está descartada, embora JK Rowling já tenha dito em entrevistas, que pode voltar a escrever sobre Harry Potter em breve.

“The Silkworm” já pode ser encontrado em seu texto original em inglês, tanto em seus formatos impressos, como na versão e-book. A versão traduzida para o português está prometida pela Editora Rocco, para o mês de Novembro. Enquanto espera ela chegar nas livrarias, clique aqui para ler os dois primeiros capítulos do livro, já traduzidos para o português.

Adriana Maraviglia
@drikared

Entre no Facebook e deixe seu comentário: