Pedro Mariano – Sou um Artista Brasileiro – Revista Eletricidade

Pedro Mariano – Sou um Artista Brasileiro

DVD Pedro MarianoO cantor Pedro Mariano dispensa apresentações, com quase 20 anos de carreira, ele já mostrou a que veio. Há muito o cantor não é apenas o “filho de Elis Regina” como gostam de se referir os grandes veículos de comunicação, há tempos ele já alçou voo, com um repertório sólido e um público fiel que lota todos os seus shows, aonde quer que ele se apresente. Dono de uma voz ímpar e lançando o projeto CD/DVD “Pedro Mariano e Orquestra”, que vem recebendo elogios rasgados da Mídia, fomos conversar com exclusividade com o cantor sobre sua carreira, seus fãs e seus projetos.
Eletricidade – A critica musical tem sido unânime em elogiar seu CD/DVD “Pedro Mariano e Orquestra”. Como você se sente em relação a isso? O resultado final agradou a você, ou tem algo que você gostaria de ter feito diferente quer seja em relação ao repertório, ou aos arranjos, etc?

Pedro Mariano – Fico muito feliz que esse projeto tenha tido ótima receptividade por parte da mídia e do grande público. Esse é o combustível que nós artistas precisamos para continuar sempre. Quanto ao resultado, ficou muito além do que eu esperava. É, sem dúvida, o projeto que mais me deu orgulho de fazer. E o projeto que me deixou mais orgulhoso do resultado.

Eletricidade – Fale um pouco da sua experiência de tocar com uma orquestra pela primeira vez? Demandou muito tempo esse projeto da concepção, até a realização do DVD? Você precisou fazer alguma preparação diferente para cantar nesse projeto?

Pedro Mariano – Foi algo extremamente enriquecedor. A dinâmica é muito diferente, exige muito mais sensibilidade de todos envolvidos e, principalmente do intérprete. Ficamos uns dois meses pre-produzindo, e uma semana ensaiando. Em termos de tempo, não foi muita coisa mas tivemos um grande esforço de todos e eu nunca tinha visto uma equipe se dedicando a um trabalho, como nesse projeto.

Eletricidade – Várias músicas do DVD são de autoria do Jair Oliveira (Ventania, Simples, Sem Você sou Não). Você já pensou em fazer um projeto (CD/DVD) com ele?
PEDRO MARIANO - FOTO BY DANI GURGELPedro Mariano – Pensamos a todo momento, e talvezpor estarmos muito próximos, acabe ficando em segundo plano. Mas vai sair, em algum momento.

Eletricidade – Vai rolar uma tour do DVD com Orquestra ano que vem? Como você faz para viabilizar um projeto dessa complexidade que requer diversos músicos de formação erudita num pais que é meramente regido pela “Música Popular”? E a tour do disco 8, continua ano que vem?

Pedro Mariano – Vamos sair em excursão com esse projeto. Como no ano passado, escolhemos a orquestra de cada cidade, o que acaba ajudando muito na logística. Mandamos todo o material antes e quando nos encontramos, muito já foi ensaiado. Essa tour que fizemos no ano passado, nos mostrou que o Brasil tem um grande número de orquestras de excelente qualidade. Fiquei muito orgulhoso!

Eletricidade – Como você se auto-define? Você se considera um artista de MPB?

Pedro Mariano – Sou um artista brasileiro, e como tal tenho muitas influências, o que me deixa multifacetado. Que para um intérprete, é muito interessante. Não me apego a rótulos.

Eletricidade – Eu sei que você mantém contato com seus fãs através das redes sociais. Até que ponto a opinião dos fãs influencia no seu trabalho? Você costuma levar em conta a opinião dos fãs por exemplo para definir um setlist de um show e adicionar alguma música pedida por eles? O contato com os fãs é algo que você curte?

Pedro Mariano – Eu curto muito esse contato, e justamente por essa proximidade, fico muito seguro daquilo que eu pretendo apresentar para eles. Gosto de surpreender as pessoas, é isso que alimenta essa relação. Eles me conhecem e eu os conheço.

Eletricidade – Quais são seus planos futuros? Você já tem algum projeto inédito “na manga” para 2015?

Pedro Mariano – O projeto com a orquestra deverá ser o principal de 2015, mas não deixarei de excursionar com a banda, para estarmos apresentado outras coisas do meu repertório e até mesmo algumas novidades. Acredito que no próximo ano, muitas coisas irão acontecer ao mesmo tempo. Vai ser bem divertido!

PEDRO MARIANO - FOTO BY DANI GURGELEletricidade – No DVD “Pedro Mariano e Orquestra” você gravou músicas do Ivan Lins, Lulu Santos, Ana Carolina, Lenine, Djavan, Jair Oliveira e Jorge Vercilo. Você teve algum feedback desses artistas depois da gravação do DVD?

Pedro Mariano – Sim! Todos foram muito gentis, e ficaram muito felizes com o resultado. O que pra mim é uma honra!

Eletricidade – Por que as músicas “Sei de Mim” e “Perdoa” não entraram no setlist do DVD (são maravilhosas!)? Aliás quais foram os critérios usados para a escolha do repertório do DVD?

Pedro Mariano – Sempre algo ficará de fora, eu quis priorizar alguma canções do meu repertório, algumas canções que fizeram parte da minha vida e algumas novidades, e nessa balança, as músicas que entraram foram aquelas que eram mais relevantes para o projeto como um todo. Ainda bem que ficaram tantas músicas lindas de fora! Assim terei mais oportunidades para fazer outros projetos como esse!

Valéria Maraviglia
@revistaeletricidade


Confira o vídeo ao vivo da música “Pontos Cardeais” do DVD “Pedro Mariano e Orquestra”:

 

 

Entre no Facebook e deixe seu comentário: