Whiplash – A busca da perfeição a qualquer preço – Revista Eletricidade

Whiplash – A busca da perfeição a qualquer preço

WHIPLASH: EM BUSCA DA PERFEIÇÃO - FOTO: DIVULGAÇÃO

A temporada 2015 de premiações já trouxe uma vantagem ao público brasileiro a de ter acesso a esta pequena pérola, que, se não fossem as indicações ao Globo de Ouro e prováveis indicações ao Oscar, talvez passasse direto para o lançamento em DVD.

“Whiplash” é um daqueles pequenos filmes que te surpreendem, contando a história do estudante de música Andrew (Miles Teller), um jovem de 19 anos que sonha em ser um baterista notável, dentro do exigente e perfeccionista mundo do jazz.

Para isso, Andrew matriculou-se no conservatório mais conceituado de Nova York e, dentro dele, espera conseguir chamar atenção de Fletcher (J.K. Simmons), um professor com fama de exigente, mas que tem em seu currículo a indicação de diversos ex-alunos para posições de destaque dentro da música.

Mas Fletcher é muito pior como professor, do que Andrew poderia supor, tratando muito mal seus alunos e até os agredindo dentro da sala de aula.

Diante de seu abuso, Andrew se vê obrigado até a dispensar a namorada (Melissa Benoist), que tinha acabado de criar coragem para convidar para sair, já que passa a praticar sua música em cada minuto livre de seu dia.

E tudo funciona tão perfeitamente no filme, das tomadas que mostram, para qualquer um com alguma noção de música o quanto cada partitura a ser executada é difícil, ao embate entre os atores que se entregam em cada cena, nada pode fazer supor de que se trata do segundo filme de um jovem diretor chamado Damien Chazelle.

Um filme de ritmo intenso e tensão sempre crescente, onde nem a trilha sonora com clássicos do jazz consegue amenizar a sensação de claustrofobia e terror que o público sente.

O ator JK Simmons já levou um merecido Globo de Ouro de melhor coadjuvante com sua performance, vamos aguardar agora o que acontecerá no Oscar, a lista de indicados sai no dia 15/01 e a cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 22/02, em Los Angeles.

Adriana Maraviglia
@drikared

Assista ao trailer de “Whiplash: Em Busca da Perfeição”:

Entre no Facebook e deixe seu comentário: