Os Stones estão prontos para a estrada – Revista Eletricidade

Os Stones estão prontos para a estrada

stoneszip1Depois das muitas expectativas causadas pelo adiamento do anúncio dos detalhes da nova turnê americana, não só as datas dos 15 shows da Zip Code Tour, que passará por diversas cidades americanas foram reveladas, como também o relançamento de “Sticky Fingers”, um marco na carreira da banda de 1971, que deve chegar às lojas com faixas inéditas e novas versões para canções que se tornaram clássicos.

Sticky Fingers foi gravado nos estúdios Muscle Shoals, no Alabama, mas também teve faixas registradas em Stargroves, uma antiga casa de campo de Mick Jagger e no lendário Olympic Studios, em Londres e foi produzido por Jimmy Miller.

Para ter uma ideia do que estava acontecendo quando o disco foi lançado, em 1971, os Stones tinham acabado de exilarem-se na França, depois de descobrir que precisavam pagar em impostos mais do que conseguiam ganhar, a banda deixou a Grã-Bretanha, mas só depois de fazer uma estrondosa turnê de despedida.

E como se não bastasse a polêmica que a banda criou com a questão da fuga dos impostos, o disco já chegou às lojas chamando atenção por sua capa, uma foto bem aproximada de um modelo, representando os quadris de Mick Jagger, usando jeans apertados e com um zíper verdadeiro aplicado, que abria para revelar a cueca que era usada por baixo; ideia genial do artista plástico Andy Warhol.

Esta é a terceira versão expandida de um álbum dos Stones a chegar ao mercado, em 2010, a banda já tinha relançado versões muito especiais de Exile On Main Street e em 2011, foi a vez de Some Girls, um disco de 1978, voltar às prateleiras das lojas, ambos com versões alternativas e músicas inéditas.

Como aconteceu com os dois relançamentos, eles serviram como uma oportunidade para os fãs da banda conhecer músicas que tinham ficado inéditas e novas versões para alguns clássicos. Com Sticky Fingers não será diferente e as versões Deluxe e Super Deluxe vêm recheadas de muitos presentes como a versão alternativa de “Brown Sugar”, com Eric Clapton na guitarra, versões inéditas de “Bitch”, “Can’t You Hear Me Knocking” e “Dead Flowers”; uma versão acústica de “Wild Horses” e cinco faixas gravadas ao vivo na lendária Roundhouse, em Londres, incluindo “Honky Tonk Women” e “Midnight Rambler”.

A edição Super Deluxe també inclui “Get Yer Leeds Lungs Out!”, uma gravação de 13 faixas de uma histórica apresentação da banda em Leeds, em março de 1971, que inclui as faixas “Brown Sugar”, “Bitch” e “Dead Flowers”.

No DVD que acompanha o formato Super Deluxe duas faixas da apresentação da banda em outro lugar legendário, no Marquee Club, que aconteceram no dia 28 de Março de 1971.

E não é só isso, os presentes para os fãs ainda incluem um livro de 120 páginas, com ziper com fotos inéditas, da época, uma coleção de cartões postais e mais.

O disco “Sticky Fingers” demorou quase dois anos para ficar prontos, as gravações começaram em dezembro de 1969, nos estúdios Muscle Shoals, no Alabama e continuaram do outro lado do Atlântico, em Stargroves e no Olympic Studios.

E no dia 23 de Abril de 1971, 504 dias após a primeira sessão de gravação no Alabama, “Sticky Fingers” era lançado com muito barulho por parte do público e da crítica, que receberam o novo disco como um dos melhores trabalhos da história da banda.

E já que estamos falando em história, os Rolling Stones já prometeram apresentar pelo menos uma parte das músicas de “Sticky Fingers” na nova turnê da banda.

CAPA DE STICKY FINGERSO relançamento chega as prateleiras reais e virtuais nos dias 25 e 26 de maio, em nada menos do que 9 formatos diferentes para todos os gostos e bolsos, desde o mais simples, um único CD com todas as faixas originais remasterizadas a pacotes especiais com 2 vinis, DVD, livro e outros presentes que alegrarão fãs e colecionadores. A primeira faixa da nova versão remasterizada a chegar aos ouvidos dos fãs é “Wild Horses”, cuja versão acústica e ainda inédita foi enviada ao Youtube em um belo videoclipe que exibe a letra da música.

A ZIP CODE tour começa no dia 24 de Maio, em San Diego, com uma apresentação no Petco Park. A nova turnê tem 15 shows agendados e deve terminar em julho, em Quebec.

Embora já existam muitos rumores de apresentações dos Stones na América do Sul, ainda não há nenhuma noticia oficial, o que não impede que os fãs daqui dos trópicos continuem de olho em todos os movimentos da banda.

    Adriana Maraviglia
@drikared

Datas da ZIP CODE Tour:

Data Cidade: Local:
24/05/15 San Diego (CA) Petco Park
30/05/15 Columbus (OH) Ohio Stadium
03/06/15 Minneapolis (MN) TCF Bank Stadium
06/06/15 Dallas (TX) AT&T Stadium
09/06/15 Atlanta (GA) Bobby Dodd Stadium
12/06/15 Orlando (FL) Orlando Citrus Bowl
17/06/15 Nashville (TN) LP Field
20/06/15 Pittsburgh (PA) Heinz Field
23/06/15 Milwaukee (WI) Summerfest / Marcus Amphitheater
27/06/15 Kansas City (MO) Arrowhead Stadium
01/07/15 Raleigh (NC) Carter-Finley Stadium
04/07/15 Indianapolis (IN) Indianapolis Motor Speedway
08/07/15 Detroit (MI) Comerica Park
11/07/15 Buffalo (NY) Ralph Wilson Stadium
15/07/15 Quebec (QC) Le Festival D’Été de Québec

Entre no Facebook e deixe seu comentário: