Woody Allen dá mais um passo rumo à velha forma em “O Homem Irracional” – Revista Eletricidade

Woody Allen dá mais um passo rumo à velha forma em “O Homem Irracional”

O HOMEM IRRACIONAL - POSTERDepois de uma longa “fase europeia”, o cineasta Woody Allen parece estar aos poucos retomando seus velhos cenários mais familiares e também os velhos temas e técnicas.

Em “O Homem Irracional”, Allen coloca mais uma vez suas tantas divagações sobre filosofia, terapia e vida em sociedade saindo da boca dos personagens que transitam pelo belo campus de uma universidade em Rhode Island.

Abe Lucas (Joaquin Phoenix) é o novo professor de filosofia, que já chega completamente desmotivado a seu novo local de trabalho, padecendo de uma profunda depressão, ao mesmo tempo que seus feitos sexuais anteriores, deixam colegas professoras e alunas dispostas a tentar chamar a atenção do recém chegado.

Sem muita disposição para comprar a briga para se relacionar com Jill (Emma Stone),   aluna brilhante que mais se interessa por ele, Abe decide apenas ser seu amigo, até que os dois ouvem por acaso as queixas de uma mulher prestes a perder a guarda dos dois filhos graças a atuação de um juiz que é muito amigo do advogado de seu ex-marido.

Vendo a aparente coincidência como uma nova chance para dar novos significados a sua própria vida, Abe decide que deve livrar o mundo do tal juiz e decide matá-lo. A partir de sua decisão, todos os seus problemas parecem desaparecer e ele retoma sua vida com todo o vigor que tinha perdido.

Grande fã da literatura russa e também da obra de Alfred Hitchcock,  Woody Allen cita “Crime e Castigo” de Dostoievski e usa seu novo filme para discutir mais uma vez o chamado “crime perfeito” que tantas vezes serviu de tema ao cineasta britânico.

Ainda aproveita as viagens do professor de filosofia para discutir a ética e as consequências das atitudes que parecem muito lógicas e racionais em um primeiro momento, para se revelarem frias e cruéis em seguida.

“O Homem Irracional” ainda não é aquele grande cinema que sempre se espera de Allen, mas é um filme interessante e bem acima da média do que andam oferecendo por aí ultimamente.

Adriana Maraviglia
@drikared

Confira o trailer de “O Homem Irracional”:

Texto publicado originalmente no blog Planeta Cinema

Entre no Facebook e deixe seu comentário: