Filme Carol mostra história de amor entre duas mulheres – Revista Eletricidade

Filme Carol mostra história de amor entre duas mulheres

POSTER CAROLSe o tema homossexualidade ainda hoje é espinhoso, imagina como eram as coisas há 60 anos atrás, durante a década de 50, onde se ambienta a história de amor entre duas mulheres, narrada pelo filme “Carol”.

Um encontro completamente casual entre uma rica dona de casa, chamada Carol Aird (Cate Blanchet) e Therese Belivet (Rooney Mara), uma vendedora de loja de departamentos, dispara uma fagulha que inicia um longo processo de encantamento entre as duas mulheres, que as coloca em uma situação bem difícil diante da realidade social da época.

Um dos grandes trunfos deste filme do diretor Todd Haynes é o de mostrar o que está acontecendo entre as duas através de pequenos detalhes, quase imperceptíveis, como uma lembrança do “meio hostil” que as cercava.

A fotografia deslumbrante de Edward Lachman, em cores frias, quebradas pelos eventuais vermelhos vivos usados pela Carol, de Cate Blanchett, aumenta a sensação de isolamento das personagens, naquela realidade em que tudo é inóspito, difícil, um verdadeiro contraste com aquela ideia colorida e alegre, que a maioria faz sobre a década de 50.

Uma boa parte do encantamento de Therese por Carol vem do carisma que Cate Blanchett imprime a personagem, já com 7 indicações e 2 Oscars em sua carreira, é realmente um prazer vê-la na tela, revelando que a mulher segura e classuda das primeiras cenas, tem suas muitas fragilidades, que só serão expostas mais adiante na trama.

Baseado no livro “The Price of Salt” de Patricia Highsmith, Carol é um daqueles bons filmes que a temporada de premiações nos faz conhecer e além de ter sido muito bem recebido pela crítica e pelo público, recebeu 6 indicações ao Oscar: Melhor Atriz (Cate Blanchett), Melhor Atriz Coadjuvante (Rooney Mara), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora; mas merecia também ter sido indicada nas duas categorias principais (Melhor Filme e Diretor).

No Globo de Ouro o filme não recebeu nenhum dos 5 prêmios a que foi indicado.

Adriana Maraviglia
@drikared

Confira o trailer de Carol:

Entre no Facebook e deixe seu comentário: