Exhibitionism – 5 décadas de Rolling Stones em exposição em Londres – Revista Eletricidade

Exhibitionism – 5 décadas de Rolling Stones em exposição em Londres

ROUPAS DE MICK JAGGER - FOTO: DIVULGAÇÃO

A partir de amanhã, quem está em Londres poderá ver de perto a maior exposição já criada sobre uma banda de rock. No caso, a Maior Banda de Rock do Mundo, os Rolling Stones.

A mostra que recebeu o nome de “Exhibitionism” será inaugurada com uma “Festa de Gala” para convidados hoje, na Saatchi Gallery, em Chelsea, e estará aberta ao público em geral a partir amanhã, dia 05 de abril.

A exposição é o resultado de 3 anos de trabalho e teve um orçamento de 5,7 milhões de dólares (cerca de 20 milhões de reais) e  além de estar em cartaz em Londres até o dia 04 de Setembro,  ela deve viajar pelo mundo durante os próximos 4 anos.

Serão mais de 500 itens espalhados por 1850 metros quadrados, tomando 2 andares da galeria, em 9 salas diferentes,  onde poderão ser vistas fotos, letras de música, anotações,  desenhos, clipes,  instrumentos musicais, capas de discos, roupas, posters e projetos de cenários que ajudam a contar os quase 54 anos de história da banda. O formato escolhido é completamente interativo, nos mesmos moldes que a exposição sobre David Bowie, que passou pelo Brasil em 2014.

JAQUETAS DE MICK JAGGER - FOTO: DIVULGAÇÃO

A ideia é que o visitante faça uma imersão na história e no mundo da banda. Para isso, há até a  recriação, em tamanho real, do lendário apartamento de Edith Groove, onde Mick Jagger, Keith Richards e Brian Jones moraram entre 1962 e 1963, no início da carreira, quando os Stones não faziam muito mais do que “tirar” covers de uma coleção de discos de artistas de blues, enquanto tocavam em bares.

Nas muitas biografias sobre a banda, o lugar é descrito como sujo e malcheiroso e sua recriação para a exposição tem direito a papel de parede soltando, manchas de mofo nas paredes, camas desfeitas, pratos sujos na pia, garrafas vazias de cerveja espalhadas, cascas de ovos jogadas pelos chão e cinzeiros cheios de cinzas. Segundo Ileen Gallagher, curadora da exposição, a banda ficou “bastante impressionada” com o resultado, embora Mick já tenha dito que “(o lugar) nem era tão bagunçado assim.”

Em outra sala, com direito a toda a parafernália tecnológica de iluminação e 3D, o visitante se sentirá sobre o palco, entre os Stones, no meio de um show.

Entre as preciosidades que estão na exposição, a guitarra Maton de Keith Richards foi usada durante a gravação da música “Gimme Shelter” em 1969, e se desfez em pedaços em suas mãos no momento em que ele terminava de gravar a faixa.

GUITARRAS DE KEITH RICHARDS - FOTO: DIVULGAÇÃO

As salas de gravação do lendário Olympic Studios também foram recriadas e lá, o visitante pode assistir a vídeos da banda gravando e ouvir gravações em que os Stones e seus colaboradores falam de seu processo criativo.

E esses colaboradores têm um lugar especial na exposição,  dos artistas e designers que criaram capas de discos e toda a parte visual da banda a músicos convidados e vocalistas que participaram das gravações, todos recebem o reconhecimento  por seu trabalho.

O designer John Pasche, autor do logotipo da banda, tem uma sala só para ele. Em outra sala, estão os trabalhos do fotógrafo David Bailey e de Andy Warhol, responsável pela famosa capa com o zíper, do disco “Sticky Fingers”.

Entre as peças de roupa está o “vestido” branco que Jagger usou nos shows que a banda fez no Hyde Park, em 1969 e em 2013 e também a capa de plumas vermelhas que ele usou recentemente, na turnê sul americana, na hora de cantar “Sympathy for the Devil”.

É claro que no final da exposição há uma loja de souvenirs completa para todos os bolsos, com artigos que vão de canecas que custam 10 libras (51 reais) a uma mesa de futebol com a marca dos Stones que custa apenas 4750 libras (24 mil reais). Até a conceituada marca de louças inglesa Wedgwood desenvolveu uma linha especial para a exposição oferecendo delicadas xícaras de chá com o nada discreto logotipo da exposição.

Certamente um programa imperdível para quem vai até Londres durante os próximos meses. Ainda não foi divulgada a lista de cidades em que a exposição será montada depois de Londres.

Adriana Maraviglia
@drikared

Assista ao vídeo de divulgação da exposição Exhibitionism dos Rolling Stones:

Entre no Facebook e deixe seu comentário: