Pedro Mariano brilha em estreia no Tom Brasil – Revista Eletricidade

Pedro Mariano brilha em estreia no Tom Brasil

porquestraUma noite muito especial e carregada de emoção, assim foi a apresentação de Pedro Mariano acompanhado por uma orquestra de 20 músicos regida pelo maestro Otávio de Moraes.

Com casa cheia, uma parte dessa emoção vinha do fato do artista considerar esta a sua estreia no Tom Brasil, não que fosse sua primeira vez no palco desta conceituada casa de shows, mas por ser a primeira vez em que não estava lá como artista convidado, mas como estrela da noite.

Pedro brilhou como nunca, segundo o próprio artista, a ideia de fazer um show acompanhado de orquestra, possibilitava introduzir em seu repertório canções que ele simplesmente gostava de cantarolar em sua casa, mas o tratamento muito especial dado a cada uma dessas canções fez com que todas passassem a soar como clássicos, recebendo sua interpretação definitiva.

É o caso de “Simples”, a faixa que abre o show, direto do disco “Oito” (2011) , de Jair Oliveira com seus tons dramáticos, adquire outras cores em sua versão orquestrada. Depois é a vez de “Certas Coisas”, uma balada pop de Lulu Santos, que se transforma em pura poesia em nossa frente, na voz de Pedro Mariano.

Outra canção que parece renascer diante dos nossos olhos é “Al Otro Lado del Rio”, do uruguaio Jorge Drexler. Saída diretamente da trilha sonora do filme “O Diário de Motocicleta” (2004), a música ganhou o Oscar de “Canção Original” em 2005.

O sucesso radiofônico de “Um Pouco Mais Perto” acrescenta as vozes do público a equação e adiciona ainda mais emoção à noite, que segue em alta na bela balada “Faltando um Pedaço”, do repertório de Djavan.

Entre uma música e outra, Pedro conversa com o público, explica detalhes sobre a escolha do repertório, ou simplesmente brinca, reagindo aos muitos gritinhos de “moçoilas” afoitas, antes de engatar sua própria versão para “Você”, canção nada óbvia de Roberto Carlos, que chega com uma arranjo que foge muito à pegada pop/rock do “Rei”.

“Sei Lá Eu”, da banda “5 A Seco”, talvez seja a música mais difícil do repertório, que Pedro e músicos parecem levar sem maiores dificuldades e para mim, fica impossível deixar de lembrar as “pedreiras” que a mãe do Pedro, Elis Regina, encarava musicalmente. Também sem qualquer esforço aparente, fica claro que o gosto por desafios reside no DNA.

Depois da “pedreira” vem o “momento fofura”, tema e inspiração da canção “Ventania” de Jair Oliveira, Rafaela, a filha de Pedro Mariano com toda a graça de seus 9 anos de idade, sobe ao palco para acompanhá-lo.

A seguir, a primeira surpresa da noite, “Risos e Memórias”, segundo Pedro Mariano, entrou no setlist para atender os pedidos insistentes de uma sobrinha, melhor para o público, que recebeu a “novidade” com grande entusiasmo. Do disco “Pedro Mariano” (2007), em sua nova versão, a canção ganhou um incrível solo de guitarra de Conrado Goys que deixa tudo ainda mais interessante.

Aliás, vale lembrar que além da orquestra do maestro Otávio de Moraes, também está no palco a banda que costuma acompanhar Pedro Mariano em suas apresentações habituais e além de Goys, nos violões e guitarras, tem Luis Gustavo Garcia (baixo), Marcelo Elias (piano e teclado) e Thiago Rabello (bateria). Marcelo Elias contribui também com os arranjos de boa parte do repertório.

A emoção consegue crescer ainda mais com “O Bêbado e a Equilibrista”, um dos carros-chefes do repertório de Elis é interpretado com tanta propriedade que chega a arrancar lágrimas do público.

Outro momento muito emocionante vem após o bis, “Sangrando”, a belíssima canção confessional de Gonzaguinha é interpretada com toda a garra e a entrega que esta pérola da nossa MPB merece.

A turnê Pedro Mariano & Orquestra segue com apresentações por todo o Brasil, a próxima parada será no Rio de Janeiro, no Teatro Bradesco, no dia 15 de Abril.

Adriana Maraviglia
@drikared

Setlist de Pedro Mariano & Orquestra – Tom Brasil – São Paulo – SP (07/04/2016)

1.Simples
2.Certas Coisas
3.Pra Você Dar O Nome
4.Al Otro Lado Del Rio
5.Um Pouco Mais Perto
6.Faltando Um Pedaço
7.Você
8.Sei Lá Eu
9.Ventania
10.Risos e Memórias
11.O Bêbado e a Equilibrista
12.Por Nada e Por Ninguém
13.Pontos Cardeais
14.Sem Você Sou Não
15.Poder
16.Simplesmente

Bis
Sangrando
Miragem

Entre no Facebook e deixe seu comentário: