Tributo a Nina Simone abre edição do festival Leblon Jazz, em São Paulo – Revista Eletricidade

Tributo a Nina Simone abre edição do festival Leblon Jazz, em São Paulo

NINA SIMONE - FOTO: DIVULGAÇÃO

O Cine Joia recebe no dia 1º de julho uma das etapas do calendário de eventos do tradicional Leblon Jazz, que acontece há oito anos no Rio de Janeiro.

O festival produz com exclusividade, em São Paulo, o Tributo a Nina Simone, com participação da cantora britânica Jesuton acompanhada pela banda carioca Afrojazz.

Jesuton, nome artístico de Rachel Jesuton Olaolu Amosu, é uma cantora britânica que começou a fazer sucesso cantando nas ruas do Rio de Janeiro e com vídeos de pessoas que assistiram as suas apresentações que foram postados em sites como o YouTube. Com uma voz poderosa, ela é conhecida por fazer cover de artistas como Adele, Amy Winehouse, Roberta Flack e The Rolling Stones. Em 2013 gravou três canções, “I’ll Never Love This Way Again”, para a trilha sonora da telenovela “Salve Jorge”, “Holocene” para “Flor do Caribe” e “Because You Loved Me”, para “Sangue Bom”, todas da Rede Globo.

Destaque da cena carioca, a banda Afrojazz formou-se no Rio de Janeiro em 2012 e vem realizando shows e participando de festivais nacionais e internacionais. Influenciados por artistas como Black Rio, Moacir Santos, Fela Kuti, Miles Davis entre outros, sua música mistura ritmos afro-brasileiros e evidencia a ancestralidade musical da nossa cultura, mas sem perder o contato com a contemporaneidade do hip hop ou do rock.

Um dos destaques do Tributo a Nina Simone é o espetáculo audiovisual com projeções que irão narrar os principais momentos da trajetória da artista. A objetivo do festival é fazer com que o público, seja fã ou não, tenha o máximo de contato com a história da cantora, destacando também a importância da artista fora dos palcos, junto a sua luta contra o racismo e a desigualdade de gênero no EUA.

Desde a sua primeira edição em outubro/2008, o Leblon Jazz vem se consagrando como referência entre os festivais de jazz do Brasil. Hoje, é o maior em termos de público, tendo sido realizado além do Rio de Janeiro, nas cidades de Niterói e Porto Alegre – RS, com um total de mais de 350.000 mil pessoas presentes em todas edições já realizadas com apresentações de artistas como Hermeto Pascoal, Mulatu Astatke, George Israel, Orquestra Rumpilezz, André Mehmari, Curumim, Marcelo Camelo, Afrojazz, Jesuton, Orquestra Voadora, Malu Magalhães, Stanley Jordan, New Orleans Jazz Band, Trombone Shorty, Frejat, Pepeu Gomes, Ed Mota, Victor Biglione entre outros.

Com 80% de acesso gratuito, ligações com músicos e instituições locais, e atividades de formação e de fomento, o Leblon Jazz é exemplo de política pública para cultura, ao promover a democratização do acesso à música, sempre com organização e segurança.

Tributo a Nina Simone – com Jesuton e a banda Afrojazz – Local: Cine Joia – Praça Carlos Gomes, 82 – Liberdade – São Paulo – Data: 01/07/16 – Horário: 22hs – Ingressos: de 40 a 80 reais – Ingressos disponíveis na Livepass

Entre no Facebook e deixe seu comentário: