Jimmy Page e Robert Plant intimados a comparecer no Tribunal – Revista Eletricidade

Jimmy Page e Robert Plant intimados a comparecer no Tribunal

ROBERT PLANT E JIMMY PAGE - FOTO: REPRODUÇÃO

As coisas não andam nada bem para Jimmy Page e Robert Plant, os dois estão enfrentando há alguns meses um processo de plágio, nos EUA, movido pelos herdeiros de Randy California, o líder da banda Spirit, falecido em 1997.

A alegação é de que o maior sucesso da carreira do Led Zeppelin, a música “Stairway to Heaven”, tem excessivas similaridades com  “Taurus”, uma faixa instrumental gravada pela banda Spirit em 1968 o que de fato transformaria o grande hit da banda um plágio.

Jimmy Page alega que a semelhança é uma mera coincidência e que só teria tomado conhecimento da existência da gravação de “Taurus” em 2014.

De qualquer forma, a semelhança entre as duas canções é de conhecimento público há muito tempo e o caso só viria a tomar o rumo dos tribunais recentemente, já que o próprio autor de “Taurus”, quando estava vivo, teria dito aos compositores do Led Zeppelin que não tinha qualquer interesse em processá-los. Pena que não deixou sua decisão por escrito, pois, após sua morte, em 1997, os seus herdeiros decidiram que lutariam por seus direitos de autor.

O processo que corre desde o início do ano, na corte da Califórnia, agora atinge seu ponto mais importante e os dois mega astros do rock foram intimados pelo juiz a comparecer no tribunal.

Neste momento o juiz analisa uma petição que permitiria que, ao invés de apresentarem-se na corte, teriam seus depoimentos gravados em vídeo, sob a alegação de que vivem na Inglaterra e precisariam deslocar-se até os EUA para comparecer no tribunal.

A preocupação maior é com o tumulto que a presença dos astros na  corte possa vir a causar, já que tribunais nos EUA são abertos ao público e fãs da banda e a agitação que a mídia faria em volta do caso,  poderiam criar problemas de segurança.

O julgamento da ação deve começar no dia 14 de junho e já há rumores de que a ação pode custar, além da inclusão do nome de Randy nos créditos de Stairway,  uma possível indenização que pode chegar a 14 milhões de dólares.

Assista ao vídeo da música “Taurus” e tire suas próprias conclusões sobre sua semelhança com o clássico do rock “Stairway to Heaven”:

Entre no Facebook e deixe seu comentário: