Nova edição da Bienal Internacional do Livro de SP traz programação multicultural – Revista Eletricidade

Nova edição da Bienal Internacional do Livro de SP traz programação multicultural

MAURICIO DE SOUSA, THALITA REBOUÇAS, MARIAN KEYS E MACK BARNETT PARTICIPANTES DA 24º BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO

Em agosto, chega a 24º edição da Bienal Internacional do Livro de SP, que acontece no Anhembi. O evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) celebra a leitura.

Serão muitas atrações para o público promovidas por editoras, livrarias e distribuidoras que contarão com a presença de autores nacionais e internacionais, lançamentos de livros, tardes de autógrafos, oficinas, brincadeiras e debates.

Mais do que uma simples “feira de livros”, a Bienal agora traz ao público um evento democrático, diverso e multicultural. Neste ano, o tema será “Histórias em Todos os Sentidos”, reafirmando este convite ao público para vivenciar as suas muitas histórias.

“Existem várias Bienais dentro da Bienal do Livro, e queremos que cada visitante descubra a sua. Para os mais cults, conversas com autores conceituados no Salão de Ideias, para os mais jovens, presença de best-sellers de literatura Young Adults na Arena Cultural; para os fãs de gastronomia, oficinas no Cozinhando com Palavras; para as crianças, muita diversão e literatura infantil no Espaço Mauricio de Sousa e BiblioSesc, e por aí vai” afirma Luiz Antônio Torelli, presidente da CBL.

Para a criação da programação cultural, além da própria Câmara Brasileira do Livro, o evento contará novamente com a curadoria do SESC, e do Itaú Cultural (também apoiador cultural do evento). Juntas, as instituições serão responsáveis pela programação do Salão de Ideias, que contemplará discussões atuais e de amplo interesse com escritores, pensadores e artistas, abordando temas de relevância social e cultural.

Na Arena Cultural, os visitantes terão o contato com autores de best-sellers, nacionais e internacionais, em bate-papos e palestras exclusivas. Nomes como Harlan Coben, Cassandra Clare, Mário Sergio Cortella e Paula Pimenta já passaram por este que é o maior espaço do evento.

Focado no público infantil, o Espaço Mauricio de Sousa trará diversas atividades interativas, com brincadeiras, teatro de fantoches, pinturas e desenho, além de uma exposição sobre os 80 anos do criador da Turma da Mônica.

O SESC também trará para o evento dois espaços BiblioSesc, com caminhões biblioteca e uma programação que vai de contação de histórias a espetáculos de música e literatura, sempre buscando o prazer de ler e de ouvir uma boa narrativa.

Para os amantes da gastronomia, o Cozinhando com Palavras chega à sua 4ª edição na Bienal do Livro. Com curadoria do chef André Boccato, o espaço une culinária, literatura e cultura, em uma verdadeira gourmet experience, estilo sarau.

Trazendo uma programação focada nos profissionais do livro, o Espaço Ignácio de Loyola Brandão trará debates institucionais. Entre os principais assuntos em discussão estão: direitos autorais, políticas públicas, lei brasileira de inclusão, produção e vendas no setor editorial livreiro e a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

O evento conta ainda com 150 expositores individuais e autores independentes. Entre os nomes confirmados estão: Grupo Autêntica, Companhia das Letras, Editora Cortez, Distribuidora e Edições Loyola, Editora Melhoramentos, Editora Moderna, Editora Novo Século, Panini, Grupo Record, Editora Rocco, Saraiva e Sextante.

Até o momento, 30 autores nacionais e internacionais estão confirmados para a Bienal do Livro, todos na Arena Cultural. São eles: Leonardo Boff, Jennifer Niven, Mário Sérgio Cortella, Mauricio de Sousa, Ava Dellaria, Tarryn Fisher, Jen Sterling, Marian Keyes, Iberê Thenório e Mariana Fulfaro (Manual do Mundo), RezendeEvil, Talita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira, Babi Dewet, Isabela Freitas, Maju Trindade, Carina Rissi, Pam Gonçalves, Kéfera Buchmann, Mac Barnet, Lucas Rangel, Jout Jout, PC Siqueira, Alexandre Matias, Lucinda Riley, Bel e Fran, Becky Albertalli e Amy Ewing.

Confira a programação já confirmada da Arena Cultural:

Leonardo Boff (26/ago – 16h)
Leonardo Boff é teólogo, filósofo e escritor, com mais de 80 obras publicadas em várias áreas do saber. Portador do Prêmio Nobel Alternativo de 2001 do Parlamento Sueco, é membro e corredator da Iniciativa Internacional da Carta da Terra e corredator da Declaração Universal do Bem Comum da Terra e da Humanidade. Em seu livro “O ovo da esperança: A festa da Páscoa é um dia de alegria”, publicado pela Editora Mar de Ideias, Boff fala sobre a Páscoa, abordando temas como a Pessach, a Páscoa cristã, os símbolos principais da Páscoa cristã e o que significa a Páscoa para nós hoje.

Jennifer Niven (27/ago – 16h)
“Por Lugares Incríveis”, seu primeiro livro voltado para jovens leitores, foi publicado pela Editora Seguinte (selo do Grupo Companhia das Letras) em 2015, tornou-se um best-seller do New York Times e teve os direitos vendidos para 37 países. Em 2017 a história estreará nos cinemas com Elle Fanning no papel principal. O próximo livro juvenil de Jennifer Niven, “Holding up the universe”, será lançado no final deste ano. Além disso, ela é autora de quatro romances para adultos (“American Blonde”, “Becoming Clementine”, “Velva Jean Learns to Fly”, “Velva Jean Learns to Drive”), dois livros de não ficção (“The Ice Master” e “Ada Blackjack”) e um livro de memórias sobre suas experiências no ensino médio (“The Aqua-Net Diaries”).

Mário Sergio Cortella (27/ago – 18h)
Mario Sergio Cortella, nascido em Londrina/PR em 05/03/1954, filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular da PUC-SP (na qual atuou por 35 anos, 1977/2012), com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação: Currículo (1997/2012) e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião (1977/2007); é professor-convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e o ensinou no GVpec da FGV-SP (1998/2010). Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido Assessor Especial e Chefe de Gabinete do Prof. Paulo Freire. É autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia e motivação e carreira como: “Nos Labirintos da Moral”, com Yves de La Taille e “Sobre a Esperança: Diálogo”, com Frei Betto, ambos pela Editora Papirus.

Mauricio de Sousa (27/ago – 11h)
O cartunista é o pai da Mônica, da Magali, do Cebolinha, do Cascão e de tantos outros personagens que, desde a década de 1960, acompanham a infância de gerações de brasileiros. Hoje, entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 30 países. Com cerca de 1 bilhão de revistas vendidas nesses anos é responsável pela alfabetização informal de milhões de brasileiros. Em 2010 foi eleito para a Academia Paulista de Letras e recebeu o título de Escritor do UNICEF para as crianças.

Ava Dellaira (28/ago – 16h)
Autora do sucesso juvenil “Cartas de amor aos mortos”, que foi publicado em julho de 2014 pela Editora Seguinte (selo do Grupo Companhia das Letras) e está sendo adaptado para o cinema com roteiro da própria Ava Dellaira. Ela atualmente vive em Santa Monica, na Califórnia, onde trabalha na indústria cinematográfica e escreve seu segundo romance (“17 Years”, previsto para 2018).

Tarryn Fisher e Jen Sterling (28/ago – 14h)
Tarryn Fisher – Autora best-seller do The New York Times, escreveu a “Trilogia Amor & Mentiras” (Love me With Lies): “A Oportunista”; “A Perversa” e “O Impostor”. Iniciou suas publicações de maneira independente e agora traz para o Brasil “A Oportunista”, sua primeira obra traduzida para o português, pela Faro Editorial. Em 2015, seu suspense, “Marrow”, ficou entre os cinco melhores livros de Suspense e Mistério do ano do portal Goodreads, disputando espaço com autores como Stephen King.
J. Sterling – Nasceu no sul da Califórnia e cresceu assistindo a jogos de beisebol do Los Angeles Dodgers e jogando softbol. Ela se formou em rádio, tevê e cinema, e trabalhou na indústria do entretenimento grande parte de sua vida. Best-seller do jornal “The New York Times”, Jen Sterling – ou J. Sterling – é conhecida pelos best-sellers “O jogo perfeito”, “O jogo mais doce” e “Virando o jogo”, todos pela Faro Editorial.

Marian Keys (28/ago – 11h)
Marian Keyes é irlandesa e morou em Londres durante doze anos. Estudou na Universidade de Dublin, onde se formou em 1984. Hoje é uma das autoras de maior sucesso no Reino Unido, com publicações no Brasil pela editora Bertrand Brasil, pertencente ao Grupo Editorial Record. Los Angeles é o décimo terceiro romance dela lançado no Brasil. A autora de Melancia, Férias! ,Sushi, Casório?! e É Agora… Ou Nunca já vendeu um milhão de exemplares no Brasil. Suas obras já foram traduzidas para mais de vinte idiomas, sempre se destacando nas listas dos mais vendidos. Atualmente, Marian Keyes vive em Dublin com o marido.

Iberê Thenório e Mariana Fulfaro – Manual do Mundo (28/ago – 19h)
Diversão + educação. Essa foi a fórmula que o jornalista Iberê Thenório usou para criar um dos maiores canais de educação do YouTube. Com mais de 2 milhões de inscritos e 300 milhões de visualizações, o Manual do Mundo é uma série de mais de 600 vídeos que ensinam de tudo: desde dobrar uma camiseta em dois segundos até fazer um barco caseiro de papelão que leva quatro pessoas. No livro “Manual do Mundo, publicado pela editora Sextante, escrito com o químico Alfredo Luis Mateus, foram selecionados os experimentos científicos mais divertidos e, ao mesmo tempo, simples de serem feitos em casa.

RezendeEvil (29/ago – 11h e 16h)
Pedro Afonso, mais conhecido como RezendeEvil, tem um canal no YouTube onde divide com os amigos sua atividade favorita: criar histórias e mundos diferentes no universo de Minecraft. Em seu livro “De Volta ao Jogo”, publicado pela Objetiva, Pedro descobre que o mundo que vê da tela do computador é muito mais real do que poderia imaginar! Depois de acordar um dia dentro do jogo e conhecer o próprio avatar, o Rezende virtual, ele agora mal pode esperar pela próxima aventura.

Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dewet (30/ago – 19h)
Autoras de “Um Ano Inesquecível”, publicado pela Editora Autêntica:
Thalita Rebouças – Jornalista de formação, abandonou as redações para batalhar por seu sonho de ser escritora, que tinha desde criança. Deu certo. Aos 25 anos, publicou seu primeiro livro, “Traição Entre Amigas” (Rocco) e, ao longo de 15 anos de carreira, a autora de “Fala Sério, mãe!” (Rocco), que tem paixão por brigadeiro de colher, samba e adrenalina, publicou 21 títulos, teve suas obras traduzidas no exterior e vendeu mais de 2 milhões de livros.
Paula Pimenta – Sua carreira de escritora começou com o livro “Confissão”, em 2001, mas ela ficou conhecida pelo grande público com “Fazendo meu Filme 1 – A estreia de Fani” (Gutenberg), em 2008. Tem 16 livros publicados no Brasil e traduções em Portugal, Espanha, América Latina e, em breve, Itália. Suas vendas já atingiram a marca de 1 milhão de exemplares.
Babi Dewet – Começou a sua carreira escrevendo fanfics e publicou a trilogia “Sábado à Noite” (Generale) em 2014. Amante de música, apresenta shows e eventos de cultura coreana e pop, e possui um canal no Youtube sobre KPop e livros, além de fazer parte da equipe de vídeos do Drama Fever. Na verdade, Babi sempre quis ser uma rockstar, mas acabou escrevendo livros e textos recheados de música. A autora promete a publicação do primeiro título da série “Cidade da Música” na 24º Bienal Internacional de São Paulo pela Editora Gutenberg.
Bruna Vieira – Aos 15 anos, criou um blog para superar uma desilusão amorosa, mas isso mudou sua vida e transformou-se em profissão. Tornou-se colunista da revista Capricho, conquistou milhares de fãs e criou um canal no qual compartilha seus conteúdos. Em 2012 publicou seu primeiro livro, “Depois dos Quinze” (Gutenberg), e posteriormente lançou mais cinco títulos, que juntos já venderam cerca de 300 mil exemplares, com direitos já negociados no exterior.

Isabela Freitas (30/ago – 13h)
Isabela Freitas é autora de Não se iluda, não e de Não se apega, não, o primeiro livro jovem nacional da Intrínseca. Em 2011, começou seu blog, que já soma mais de 130 milhões de visualizações. Estudante de Direito, pretende cursar Jornalismo um dia. Mora com os pais em Juiz de Fora (MG), onde nasceu.

Maju Trindade (31/ago, 16h)
Com 18 anos e mais de 5 milhões de seguidores no Instagram, Twitter e YouTube, Maju se prepara para lançar seu primeiro livro em julho, pela Paralela, selo da Companhia das Letras. “Maju” incluirá um ensaio fotográfico inédito e uma roupagem pop como o universo da it girl.

Carina Rissi e Pam Gonçalves (31/ago – 19h)
Carina Rissi – Leitora voraz, sempre lê a última página de um livro antes de comprá-lo e tem um fascínio inexplicável pelo tema “amores impossíveis”. Vê nas obras de Jane Austen uma fonte de inspiração. Quando se desgruda dos livros — tanto dos que lê quanto dos que escreve —, Carina se diverte assistindo a comédias românticas ao lado da família e planejando viagens a lugares exóticos que não conhecerá tão cedo, devido ao seu pavor de avião. É autora de “Perdida”, “Encontrada”, “Procura-se um marido” e “No mundo da Luna”, lançados pela Verus.
Pam Gonçalves – Catarinense, formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduanda em Branding e Criação Publicitária, Pam produz conteúdo sobre cultura pop para internet desde 2009, falando principalmente sobre livros para jovens. Seu primeiro livro será lançado em Junho de 2016 e o segundo está previsto para o segundo semestre deste ano, ambos pela Editora Galera Record.

Kéfera Buchmann (01/set – 17h)
Com apenas 23 anos, Kéfera é atriz, vlogueira, apresentadora e escritora. Sua carreira como youtuber começou em 2010, e desde então já teve mais de 478 milhões de visualizações em seu canal. Kéfera chegou a ser eleita pela revista Forbes como uma das jovens mais promissoras do Brasil. Em 2015 lançou seu primeiro livro “Muito Mais que 5inco Minutos”, pela Companhia das Letras.

Mac Barnett (01/set – 11h)
Vivendo em Berkeley, Califórnia, Mac é conhecido pelo seu talento em trazer histórias ao universo infantil com ampla dose de fantasia. Sucesso quando lançado nos Estados Unidos, “Os dois terríveis”, publicado pela Editora Intrínseca, logo entrou para a lista dos livros infantis mais vendidos do The New York Times, e seus direitos foram comprados pela Universal Pictures, que pretende levar as aventuras dos pestinhas para a telona.

Lucas Rangel (02/set – 11h)
Tudo ao mesmo tempo agora. Esse poderia ser o lema de vida de Lucas Rangel. O mineiro não para quieto e tem números impressionantes de seguidores em todas suas redes sociais. Mas Lucas brilha apenas como ele mesmo? Na-na-ni-na-não. Ele interpreta três (isso mesmo, TRÊS) personagens: a Mãe, o Professor e a Menina Burra, um mais engraçado que o outro. No livro “O sensacional livro antitédio do Lucas Rangel”, publicado pela Companhia das Letras, Lucas conta um pouco da sua história surpreendente e convida os fãs a participarem de brincadeiras e desafios divertidíssimos. Alguns são novos e outros vieram direto do seu canal no YouTube. A maior vítima das pegadinhas é o tédio, que não vai ter vez.

Jout Jout, PC Siqueira e Alexandre Matias (02/set – 19h)
Jout Jout – Depois de ter estourado com seu vídeo “Não Tira o Batom Vermelho”, que soma mais de 2 milhões de visualizações, a youtuber de 25 anos virou referência como web celebridade. Seu canal foca em temas polêmicos, como relacionamentos abusivos, e assuntos triviais do dia-a-dia. A carioca já soma mais de 700 mil inscritos em seu canal, o Jout Jout, Prazer e em 2016, ela lança o livro “Tá Todo Mundo Mal”, pela Companhia das Letras.
PC Siqueira – Paulo Cezar Goulart Siqueira ficou conhecido quando apresentava um programa sobre videogames na MTV Brasil. Desde o fim da atração, PC virou youtuber (vlogger) e já alcançou mais de 2 milhões de inscritos em sua conta, sendo considerado um dos grandes vloggers da chamada primeira geração de youtubers. Seu livro “PC Siqueira Está Morto”, foi publicado pela Companhia das Letras.
Alexandre Matias – Jornalista especializado em cultura, comportamento, ciência e tecnologia desde que começou a trabalhar no jornalismo, em 1994. Além de editor e jornalista, Matias também atua como tradutor (já traduziu livros de Robert Crumb, Peter Lamborn Wilson, Kim Gordon, Dave Gibbons, William Burroughs, J.G. Ballard, Gilbert Sheldon, além da versão romanceada para “O Império Contra Ataca” e do livro que deu origem ao filme “A Rede Social”, “Bilionários por Acaso”). Seu livro “PC Siqueira Está Morto”, foi publicado pela Companhia das Letras.

Lucinda Riley (03/set – 15h)
A autora irlandesa do gênero romance histórico participa de sua segunda Bienal Internacional do Livro de SP. Escritora desde seus 24 anos, já teve suas obras traduzidas para 22 línguas e publicadas em 36 países. Apaixonada pelo Brasil, ela volta ao país para lançar dois novos livros pela Editora Arqueiro: A Garota Italiana e o terceiro volume da série As Sete Irmãs.

Becky Albertalli (03/set – 19h)
Becky Albertalli é psicóloga, o que lhe proporcionou o privilégio de trabalhar com muitos adolescentes inteligentes, estranhos e irresistíveis, e por sete anos foi orientadora de um grupo de apoio em Washington para crianças com não conformidade de gênero. Mora em Atlanta com o marido e os dois filhos. Simon vs. a agenda Homo Sapiens, seu primeiro livro publicado pela Intrínseca, conta a história de um garoto gay de 16 anos que passa pelo dilema de assumir ou não sua homossexualidade.

Bel e Fran (03/set – 11h)
Criadoras do canal Bel para Meninas e do Penteados para Meninas, encantaram o Brasil com uma forma de ver a vida de um jeito mais divertido, espalhando a felicidade e a simplicidade. No mundo da Bel, é possível falar de brincadeiras, comidas e acontecimentos da vida cotidiana com a leveza dos olhos de uma criança. No livro “Segredos da Bel para meninas”, publicado pela Editora Gente, Bel e sua mãe vão contar suas melhores ideias para estimularem pessoas de todas as idades a se divertirem juntas.

Amy Ewing (04/set – horário a confirmar)
Autora de livros para Young Adults, escreveu a trilogia “A Cidade Solitária”, publicada pela Editora Leya. “The White Rose”, segundo livro da série, chega ao Brasil ainda em 2016. “The Black Key”, o último da trilogia, será lançado nos EUA no final deste ano.

24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo – De 26 de agosto a 04 de setembro de 2016 – Pavilhão de Exposições do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo – Ingressos: de 10 a 25 reais – Menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam ingresso – Venda de Ingressos pela Internet: Ticketsforfun – Mais informações: www.bienaldolivrosp.com.br

Entre no Facebook e deixe seu comentário: