Jimmy Page fala sobre “The Complete BBC Sessions” – Revista Eletricidade

Jimmy Page fala sobre “The Complete BBC Sessions”

JIMMY PAGE - FOTO: REPRODUÇÃO

Ás vésperas do lançamento da versão remasterizada do álbum “BBC Sessions”, devidamente rebatizado como “The Complete BBC Sessions”, o guitarrista Jimmy Page foi ao Olympic Studios, em Londres, para falar com o radialista Johnnie Walker sobre o processo que envolveu esse lançamento, que, pelo menos momentaneamente, encerra o ciclo de trazer à luz do dia material do Led Zeppelin que permanecia “nos cofres”;  começado em junho de 2014, com o relançamento de Led Zeppelin I.

Durante a breve entrevista, transmitida ao vivo através do Facebook, que você pode assistir aqui, na íntegra, Jimmy contou como aconteciam estas gravações nos estúdios da rádio e elogiou a qualidade delas, que, segundo ele, se deve a capacidade e treinamento dos engenheiros que trabalhavam para a rádio, acostumados a gravar e transmitir em sua programação desde apresentações de grandes orquestras tocando música erudita até o skiffle, uma variedade do folk,  extremamente popular na década de 50, na Inglaterra.

Disse também que nestas apresentações, que eles faziam nos primeiros anos da banda, geralmente tocavam as músicas “Dazed and Confused” e “Comunication Breakdown” para mostrar dois aspectos diferentes do trabalho que estavam fazendo e, se por acaso existisse espaço para mais músicas, existia entre eles tanta energia e vontade de “mostrar serviço”, que chegavam até a criar alguma coisa na hora, improvisada a partir de um simples riff de guitarra.

Esse foi o caso de 3 músicas que fazem parte deste lançamento, “Sunshine Woman”, “The Girl I Love She Got Long Black Wavy Hair” e “Travelling Riverside Blues”, que provavelmente é a que ficou mais conhecida das três, um improviso sobre alguns blues do lendário Robert Johnson.

“Sunshine Woman” foi a que mais deu trabalho para chegar ao disco, sem as fitas originais da BBC, Jimmy precisou pesquisar entre os fãs, que faziam circular versões piratas desta música, gravadas com equipamentos caseiros, durante a transmissão da rádio.

O músico fez questão de avisar que todo o disco foi desenvolvido a partir de gravações feitas em mono, utilizando pequenos estúdios com apenas 5 canais, mas que os recursos que a tecnologia fornece, permitiram fazer um disco com uma sonoridade para os dias de hoje.

Durante a entrevista, também foi divulgado um novo vídeo da banda para a música “‘What Is And What Should Never Be”.

Mas a melhor notícia foi guardada para o final da entrevista, segundo Jimmy Page, depois de terminar esse longo processo de esvaziar os “cofres” de músicas que ainda permaneciam inéditas, fazendo-as chegar ao público pela primeira vez, o músico disse que agora ele podia “tirar a poeira das suas guitarras e voltar a tocá-las no próximo ano”.

“The Complete BBC Sessions” chega às lojas reais e virtuais de todo o mundo no dia 16 de setembro.

Adriana Maraviglia
@drikared

 

A Conversation with Jimmy PageA conversation with Jimmy Page, celebrating and discussing The Complete BBC Sessions. Pre-order your copy: www.ledzeppelin.com

Publicado por Led Zeppelin em Quarta, 14 de setembro de 2016

Confira o vídeo inédito de “What Is And What Should Never Be”:

Watch a world exclusive of the new video for a version of ‘What Is And What Should Never Be’, from The Complete BBC Sessions. Pre-order your copy now: www.ledzeppelin.com

Publicado por Led Zeppelin em Quarta, 14 de setembro de 2016

Salvar

Entre no Facebook e deixe seu comentário: