Com “The Complete BBC Sessions”, Led Zeppelin fecha o cofre de músicas inéditas – Revista Eletricidade

Com “The Complete BBC Sessions”, Led Zeppelin fecha o cofre de músicas inéditas

LED ZEPPELIN - FOTO: REPRODUÇÃO

Pronto! A missão de abrir os cofres com as velhas gravações do Led Zeppelin, que nunca tinham sido ouvidas pelos fãs, terminou hoje, com a chegada às lojas do mais novo relançamento “turbinado” da banda: “The Complete BBC Sessions” é o último álbum a ser relançado, em um ciclo que começou em junho de 2014, com  a chegada da chamada versão de luxe de “Led Zeppelin”, o primeiro disco da banda, em um pacote que incluía um segundo disco gravado ao vivo, em 1969, no Olympia de Paris.

De lá para cá, foi relançada toda a discografia da banda, com discos extras contendo material que permanecia inédito, versões alternativas e raridades, recebidas com alegria pelos fãs, que, correram para as lojas a cada novo relançamento.

E hoje, esta era de esperar pela lista de raridades chegando aos nossos ouvidos, pela primeira vez, terminou, com o lançamento mundial de “The Complete BBC Sessions”, a reedição da compilação de 1997, “BBC Sessions”, com gravações feitas “ao vivo” nos estúdios da rádio, entre 1969 e 1971, mas desta vez com todas as faixas que tinham ficado de fora, transformando o disco, antes duplo, em um álbum triplo, com um terceiro disco composto apenas de faixas que permaneciam inéditas.

Mas entre estas inéditas, uma chama mais a atenção: trata-se de “Sunshine Woman”, a maior raridade de todo o conjunto de 3 discos, que merece ter sua história contada.

Imaginem agora o Led Zeppelin ainda nos primeiros meses de sua existência, em março de 1969, pisando pela segunda vez nos estúdios da BBC, apenas dois meses após o lançamento de seu primeiro disco, para gravar um especial para o programa de rádio do lendário Alexis Korner, considerado o “pai” do blues na Inglaterra, e, tentando impressionar desta vez não só o público, como o radialista.

Imaginaram? Então, a banda estava com tanta vontade de impressionar que tocou versões ferozes de dois blues que estão no primeiro disco “I Can’t Quit You Baby” e “You Shook Me”, mas também teve a ousadia de improvisar um outro blues, criado a partir de um riff de Jimmy, naquele momento, em pleno estúdio 4, do complexo de Maida Vale e o resultado foi “Sunshine Woman”, apresentada ao público apenas uma vez, na transmissão do programa da rádio, no dia 14 de abril do mesmo ano.

Mas foi necessário um verdadeiro trabalho de detetive para reencontrar “Sunshine Woman”, Jimmy já tinha tentado adicioná-la   em 97, quando a primeira versão do “BBC Sessions” foi feita, aliás, não se sabe ainda o destino das fitas originais do programa, se foram perdidas ou apagadas, o fato é que a música acabou ficando de fora da primeira compilação, mas uma versão pirateada passou a aparecer aqui e ali na internet, depois do lançamento de “BBC Sessions”, o que fez Jimmy ir buscar entre as gravações caseiras de fãs, encontrando uma em particular, no leste europeu,  que ainda tinha uma boa qualidade sonora para entrar no disco.

Também improvisações, as faixas “The Girl I Love She Got Long Black Wavy Hair” e “Travelling Riverside Blues”, que provavelmente é a que ficou mais conhecida das três, foi desenvolvida a partir de alguns blues do lendário Robert Johnson.

Mas já que falamos nos fãs do Led Zeppelin, talvez chame a atenção deles que algumas músicas se repetem como “Comunication Breakdown”, que aparece em 5 versões no disco e “Dazed and Confused”, que aparece em 3 versões diferentes.

Segundo Jimmy Page, na entrevista especial que deu para o radialista Johnnie Walker, transmitida ao vivo, pelo Facebook, no dia 14/09, eles costumavam tocar versões mais curtas das duas músicas, com a finalidade de promover o som do Zeppelin na rádio, mostrando dois aspectos diferentes da música da banda.

Durante a entrevista, foi divulgado um vídeo inédito da música “What Is And What Should Never Be”, uma estilosa produção em branco e preto que mistura imagens de antigas apresentações da banda com animação.

A COBIÇADA VERSÃO DE LUXE COM 5 VINIS, 3 CDS, LIVRO E DOWNLOAD DIGITAL
Como convém aos dias de hoje, “The Complete BBC Sessions” sai em diversos formatos diferentes, o mais simples, será um CD triplo. Em vinil, o pacote terá cinco discos. Também estão previstas uma versão digital para download e o desejo maior de todos os fãs e colecionadores, a versão Super Deluxe que reúne todos os formatos, CD, vinil, digital e mais um livro com 48 páginas, com fotos e informações das gravações,e um print de alta resolução da capa original do disco.

“The Complete BBC Sessions”, com seus 3 discos, parece a melhor forma de encerrar o esvaziamento definitivo dos cofres de inéditas da banda, mas talvez não seja mesmo a última coisa que ouviremos do Led Zeppelin, quem sabe Jimmy Page algum dia ouça os pedidos dos fãs e reedite algumas das sensacionais bootlegs de shows que existem por aí,  ou, o sonho maior de todo fã, Robert Plant decida de um momento para o outro voltar a tocar com a banda.

Mesmo que isso nunca aconteça, já temos uma coleção considerável de obras primas para preencher nossos ouvidos com um som que, se não foi a perfeição absoluta, chegou muito perto dela.

Adriana Maraviglia
@drikared

 

Veja a lista de faixas de ”The Complete BBC Sessions”:

Disco 1

01. You Shook Me
02. I Can’t Quit You Baby
03. Communication Breakdown
04. Dazed And Confused
05. The Girl I Love She Got Long Black Wavy Hair
06. What Is And What Should Never Be
07. Communication Breakdown
08. Travelling Riverside Blues
09. Whole Lotta Love
10. Somethin’ Else
11. Communication Breakdown
12. I Can’t Quit You Baby
13. You Shook Me
14. How Many More Times

Disco 2

01. Immigrant Song
02. Heartbreaker
03. Since I’ve Been Loving You
04. Black Dog
05. Dazed And Confused
06. Stairway To Heaven
07. Going To California
08. That’s The Way
09. Whole Lotta Love (Medley: Boogie Chillun/Fixin’ To Die/That’s Alright Mama/A Mess of Blues)
10. Thank You

Disco 3

01. Communication Breakdown
02. What Is And What Should Never Be
03. Dazed And Confused
04. White Summer
05. What Is And What Should Never Be
06. Communication Breakdown
07. I Can’t Quit You Baby
08. You Shook Me
09. Sunshine Woman

Assista ao novo vídeo de “What Is and What Shoud Never Be”:

Salvar

Entre no Facebook e deixe seu comentário: