Viva Cazuza! Flausino e Sideral estreiam show emocionante em homenagem ao poeta em São Paulo – Revista Eletricidade

Viva Cazuza! Flausino e Sideral estreiam show emocionante em homenagem ao poeta em São Paulo

ROGÉRIO FLAUSINO E WILSON SIDERAL - FOTO BY REVISTA ELETRICIDADE

Os irmãos mineiros Rogério Flausino e Wilson Sideral dão um passo conjunto e ousado em suas carreiras musicais e se unem para homenagear com um show, um artista importante, que fez parte da formação musical deles e de quase todo mundo de sua geração: Cazuza.

Na estreia, no Teatro Bradesco, em São Paulo, um bom público que era só expectativa antes que as belas cortinas de veludo se abrissem. Uma expectativa boa, afinal os dois rapazes já tem atrás de si um longo currículo de muito sucesso no pop brasileiro, mas sempre existe um risco, afinal, Cazuza, o ídolo dos mineiros é também um dos chamados “monstros sagrados” da nossa música, importante para o rock, para a MPB, o que faz com que sua obra também tenha um apelo muito especial e mexer com ela, não seja algo assim tão simples.

Mesmo que esta obra seja completamente acessível no formato, sem complicações maiores, simples e direta, dizendo aos berros à super hipócrita sociedade brasileira da década de 80, tudo o que estava errado, enquanto suspirava por muitos amores, chorando e comemorando suas tantas dores e alegrias.

Voltando às expectativas e lembrando que seria muito fácil exagerar,  errar a mão, mas bastou o show começar para que todos ficassem aliviados.

Flausino e Sideral trouxeram para o palco uma bela homenagem ao poeta, perfeita e emocionante, em uma noite especialmente triste, em que os corações de muitos fãs do Barão Vermelho estavam pesados pela dor da perda do queridíssimo percussionista Peninha, os mineiros deram seu recado, inspirado e doce, celebrando Cazuza.

Com a reverência e o respeito que a obra merece estendendo-se aos arranjos, criados por Wilson Sideral, eles apresentaram versões muito próximas da forma como as músicas eram mostradas nos shows ao vivo do artista, assim, todos os presentes foram contemplados, tanto os que conheceram Cazuza, que puderam ficar com o coração mais tranquilo, cheios de suas próprias lembranças renovadas, quanto os que chegaram mais tarde e agora têm essa chance de  ver como tudo era, sempre com um foco maior nas letras e sem muito espaço para “grandes viagens” virtuosísticas na base musical.

No cenário, um telão apresentava a linda figura de Cazuza em fotos, vídeos e velhos shows, provocando aqueles suspiros das lembranças boas,  que trazem de volta imediatamente aquele momento tão breve, em que o poeta estava por aqui.

A noite apresenta apenas uma exceção a essa regra; os irmãos trazem uma versão com direito a batidas eletrônicas para a música “Exagerado” e o resultado é interessante e nos lembra do trabalho dos dois garotos que estão ali no palco, tanto a música do Jota Quest, quanto os bons discos de Wilson Sideral, usam muito bem a música eletrônica, mais dançante.

Os músicos Adriano Campagnani (contra-baixo), David Maciel (bateria), Marcelinho Guerra (guitarra), Breno Mendonça (sax) e Wagner Souza (trompete), que fazem parte da banda de Wilson Sideral, acompanham os irmãos nesta empreitada, oferecendo uma boa base sonora para as versões emocionadas e emocionantes que os rapazes trouxeram para o palco.

Quase no final, chega o momento de mostrar a música inédita. Com letra pinçada em um velho caderno de Cazuza, por iniciativa de Lucinha Araújo, entre outros 65 poemas inéditos, e música feita pelo próprio Wilson Sideral, surge o blues “Não Reclamo (Essas Canções de Amor)”, apresentada para todo o Brasil, pela primeira vez no domingo, no programa Fantástico, a música empolga a plateia, que já canta junto. É apenas o começo de um novo disco de inéditas, a ser lançado em abril de 2017, que contará com a parceria de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Seu Jorge e Bebel Gilberto, entre outros.

A melhor parte é que não foi apenas um show, os irmãos Rogério Flausino e Wilson Sideral excursionam pelo país apresentando Cazuza para as novas gerações e ao mesmo tempo fazendo todos aqueles que conheceram o trabalho do poeta lembrarem-se de alguém único, que conseguiu mudar a cara da música que se fazia neste país com doçura e rebeldia. Viva Cazuza!

Adriana Maraviglia
@drikared


Setlist Flausino & Sideral:

1.Pro Dia Nascer Feliz
2.O Nosso Amor a Gente Inventa
3.Blues da Piedade
4.Ideologia
5.Solidão Que Nada
6.Preciso Dizer Que Te Amo
7.Bete Balanço
8.Todo Amor Que Houver Nessa Vida
9.Faz Parte do Meu Show
10.O Tempo Não Para
11.Por Que a Gente é Assim?
12.Exagerado
13.Não Reclamo (Essas Canções de Amor)
14.Vida Louca Vida
15.Brasil

Bis:
1.Quase Um Segundo
2.O Nosso Amor a Gente Inventa

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Entre no Facebook e deixe seu comentário: