Havana Moon – Os Rolling Stones emocionam em sua primeira apresentação em Cuba – Revista Eletricidade

Havana Moon – Os Rolling Stones emocionam em sua primeira apresentação em Cuba

ROLLING STONES EM HAVAN - FOTO: REPRODUÇÃO
É óbvio que a expectativa era enorme, afinal os fãs brasileiros ficaram por último na distribuição de datas da exibição no cinema de “Rolling Stones in Cuba – Havana Moon”, o novo filme que documenta o show histórico dos Rolling Stones em Cuba, que aconteceu no dia 25 de março.

Foi apenas uma sessão, em cinemas espalhados por todo o país, uma única chance, às 20 horas, para aproveitar na tela grande, o material que sai só no dia 11 de novembro, direto em DVD, e conferir no tamanho e na intensidade que a sempre enorme produção da Maior Banda de Rock do Mundo pede e posso dizer com a tranquilidade de quem já viu a banda ao vivo diversas vezes que, no conforto do cinema, eles parecem ainda melhores.

As sessões tiveram uma surpresa extra, antes do filme propriamente dito, foi adicionada uma mini entrevista com os quatro Stones, realizada após o final da Olé Tour, e o resultado foi muito divertido, com Mick Jagger tentando responder seriamente, enquanto o restante da banda, esbanjava o bom e velho humor britânico.

Mas logo começa o filme, e é claro que ele mostra o estrago feito pelo tempo e o descaso, na belíssima cidade de Havana depois de 60 anos de bloqueio econômico feito pelos EUA, cortando Cuba do restante do mundo. A boa notícia é que o Presidente Obama, decidiu terminar esta vergonha e para orgulho dos cubanos, sem nunca aceitar qualquer ingerência imperialista em sua autonomia.

A parte ruim é que a histórica visita de Obama quase estraga os planos dos Stones de tocar por lá; mas para nossa sorte, tudo acabou dando certo e, segundo o filme, um “mar de gente”, formado por mais de 1 milhão de pessoas, lotou a Ciudad Deportiva.

E a emoção, tanto de quem está diante do palco, como em cima dele, foi captada em detalhes sutis pelas 10 câmeras do diretor Paul Dugdale, circulando em todos os lugares,  prontas para registrar da alegria no rosto de cada ser humano naquela plateia, às lágrimas escapando dos olhos dos velhos profissionais sobre o palco, vendo a massa gigantesca se perder no horizonte, iluminada aqui e ali por pequenas telas de celulares.

Não podemos esquecer que o Maior Espetáculo da Terra é antes de tudo um show de rock e o estado de excelência que os Rolling Stones atingiram em seus mais de 50 anos de estrada transparece em momentos especiais da apresentação como a explosão de pura alegria em “Jumpin’ Jack Flash”, a doçura de “Angie”, os olhos do “velho pirata” Keith Richards, rasos de água na arrepiante versão de “You Got The Silver”, o sorriso constante  no rosto de Charlie Watts e a clara emoção estampada no rosto de Mick Jagger em “Midnight Rambler”.

Mesmo com a falta de algumas músicas, cortadas na edição final, mas que o filme no cinema traz a sensação mais próxima do que é ver a banda tocando ao vivo e isso, quando se fala em Rolling Stones, já é dizer muito.

A grande diferença de vê-los no estádio ou ali, no conforto do cinema, talvez seja a necessidade de um autocontrole gigantesco, para conseguir ficar quieto, parado na poltrona do cinema, não é a toa que muitas das pessoas presentes, principalmente as que estavam em grupos maiores, cantavam junto, aplaudiam, dançavam e acompanhavam Mick, jogando os braços para cima em “Brown Sugar”.

É tão difícil esse autocontrole, mas esperem, que a “hora da vingança” chega logo, quando este DVD estiver aqui em casa… não vai ter olharzinho de censura a minha alegria.

Adriana Maraviglia
@drikared

Lista de músicas de Havana Moon:

1. Jumpin’ Jack Flash
2. It’s Only Rock ‘N’ Roll (But I Like It)
3. Out of Control
4. Angie
5. Paint It Black
6. Honky Tonk Women
7. You Got the Silver
8. Midnight Rambler
9. Gimme Shelter
10. Sympathy For The Devil
11. Brown Sugar
12. You Can’t Always Get What You Want
13. (I Can’t Get No) Satisfaction

Confira o trailer de “Roling Stones in Cuba – Havana Moon”:

Salvar

Salvar

Entre no Facebook e deixe seu comentário: