Novo disco ao vivo de Eric Clapton documenta o encontro do guitarrista com seu mestre – Revista Eletricidade

Novo disco ao vivo de Eric Clapton documenta o encontro do guitarrista com seu mestre

ERIC CLAPTON E JJ CALE - FOTO: REPRODUÇÃO

Eric Clapton lançou em junho de 2016, o ótimo “I Still Do”; e agora, quando seus fãs apenas esperavam para conferir a sua anunciada participação no álbum de blues dos Stones, que sai em dezembro, o guitarrista saca este inesperado disco ao vivo: “Eric Clapton Live in San Diego”; gravado em 2007.

E o que torna esta gravação ainda mais especial é que neste show ele recebeu no palco um de seus mestres, o grande JJ Cale, sempre avesso a turnês, o músico apareceu de surpresa neste show em San Diego, depois de ter gravado com Eric o disco “The Road to Escondido” (2006), os dois tocaram e cantaram juntos em 5 faixas, incluindo os hits “After Midnight” e “Cocaine”.

Clapton, que não não cansa de reafirmar sua admiração pelo trabalho de JJ Cale, parecia extasiado pela chance de mais uma vez tocar com um de seus ídolos.

Uma influência que ele sempre valorizou e depois da morte do músico, em 2013, o guitarrista se uniu a um grande time de músicos notáveis como Tom Petty, Mark Knopfler e Willie Nelson, para gravar o disco “The Breeze: An Appreciation of JJ Cale”; um trabalho brilhante em homenagem a Cale, que foi lançado em 2014.

Voltando a  turnê desta apresentação em San Diego, que aconteceu em março de 2007, Eric Clapton se apresentava acompanhado por uma banda matadora formada pelos guitarristas Derek Trucks e Doyle Bramhall ll, pelo baterista Steve Jordan, baixista Willie Weeks e pelo tecladista Chris Stainton, sendo assim,  cada uma das canções desta show recebeu versões que soam muito bem.

No repertório, clássicos de sempre como “Key to the Highway” e “Further On Up the Road” ao lado de versões arrepiantes para “Little Wing” e “Wonderful Tonight”.

ERIC CLAPTON LIVE IN SAN DIEGO - ERIC CLAPTONAlém, é claro, de todo o bloco de canções em que os dois mestres dividem os microfones, ali a emoção corre solta e fica ainda mais evidente a importância vital do trabalho de JJ Cale na própria formação musical de Clapton e a sorte que nós temos de que este show único ter sido gravado.

O guitarrista Robert Cray também participou como convidado desta noite especial, tocando ao lado de Clapton, a clássica “Crossroads”.

Só não apareceu até agora nenhuma explicação para demorar tanto tempo para lançar este material em um disco. Mas pensando bem, isso não tem muita importância, o que fica de verdade é a experiência de estar ouvindo verdadeiros mestres da música dando uma aula de beleza e sensibilidade. Muito bom que essa noite fantástica possa chegar a nossos ouvidos.

Adriana Maraviglia
@drikared

Lista de músicas de “Eric Clapton Live in San Diego”:

1. Tell The Truth
2. Key To The Highway
3. Got To Get Better In A Little While
4. Little Wing
5. Anyday
6. Anyway The Wind Blows (com JJ Cale)
7. After Midnight (com JJ Cale)
8. Who Am I Telling You (com JJ Cale)
9. Don’t Cry Sister (com JJ Cale)
10. Cocaine (com JJ Cale)
11. Motherless Children
12. Little Queen Of Spades
13. Further On Up the Road
14. Wonderful Tonight
15. Layla
16. Crossroads (com Robert Cray)

Assista ao vídeo de “Anyway the Wind Blow”, faixa do novo disco “Eric Clapton Live in San Diego”:

Entre no Facebook e deixe seu comentário: