Star Wars: Os 40 anos de um fenômeno cultural – Revista Eletricidade

Star Wars: Os 40 anos de um fenômeno cultural

Há exatos 40 anos, chegava aos cinemas o primeiro filme de uma das maiores Sagas da História da Sétima Arte:  “Star Wars”,  começava a contar uma história fascinante, sobre uma disputa pelo poder, entre dois lados de uma mesma força sobrenatural, que acontecia em uma “galáxia muito distante” e apresentava para o mundo novos heróis e vilões com aparência estranha, mas ainda assim humanos, muito humanos.

E tudo saído da imaginação de George Lucas, o genial diretor e roteirista que, conta a lenda, começou a trabalhar em sua genial saga em meados da década de 70, começando com uma sinopse, escrita em um caderno, que apresentava um resumo geral da história.
Com o tempo, a tal história foi sendo desenvolvida e evoluiu, especialmente depois que Lucas leu “O Herói de Mil Faces”, de Joseph Campbell.

O filme fez tanto sucesso, que o projeto maluco de Lucas, visto com muita desconfiança pela Twentieth Century Fox, de filmar mais duas sequências,  recebeu sinal verde imediato, logo após o filme bater recorde atrás de recorde nas bilheterias ficando apenas atrás do clássico “… E o Vento Levou” (1939).

O trio de protagonistas do primeiro filme foi imediatamente elevado ao estrelato e Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford viram suas carreiras tomarem novos rumos imediatamente após a estreia do filme.

Mais tarde, com o lançamento das duas sequências, o público descobria que aquele primeiro filme era na verdade o quarto capítulo de uma Saga bem maior, que continua recebendo novos capítulos e acrescentando mais e mais heróis e vilões a sua riquíssima mitologia.

Hoje, os fãs que aguardam pela estreia do nono capítulo “Star Wars: Os Últimos Jedi”, receberam um presente muito especial quando a Revista Vanity Fair colocou na rede um vídeo que mostra os bastidores do novo filme e seus astros, sendo fotografados pela icônica Annie Leibowitz.

Mas muito antes disso, há 40 anos, o primeiro “Star Wars” foi muito mais do que um filme de sucesso que chegava aos cinemas, caindo no gosto de um público imenso, de todas as idades, transformando-se  em um fenômeno cultural,  coisa que, naquele dia 25 de maio de 1977, ninguém poderia esperar.

Adriana Maraviglia
@drikared

Assista ao vídeo dos bastidores de “Star Wars: Os Últimos Jedi”, divulgado hoje, pela Vanity Fair:

Entre no Facebook e deixe seu comentário: