Apresentação de Joe Satriani no Ibirapuera empolga o público paulistano – Revista Eletricidade

Apresentação de Joe Satriani no Ibirapuera empolga o público paulistano

O show que marcou o encerramento da quinta edição do festival Best of Blues, na noite passada, foi um belo  presente para o público paulistano: uma apresentação com entrada gratuita do guitar hero Joe Satriani.

E o público paulistano não se fez de difícil e tomou completamente toda a área externa do Auditório Ibirapuera, recebendo calorosamente os músicos em um final de tarde e início de noite de temperatura baixa em São Paulo.

O show contou com a abertura do músico brasileiro Artur Menezes. O guitarrista cearense, radicado em Los Angeles, se mostra tranquilo e seguro, trazendo um  repertório de velhos clássicos do blues que influenciaram sua formação como músico.

Carismático, não demorou muito para ganhar a plateia do Ibirapuera, ainda mais depois de descer do palco e ir tocar no meio do público, na área reservada para pessoas com necessidades especiais.

Vencedor do prêmio “Blues Chalenge”, Artur se apresentou acompanhado por Nino Nascimento (baixo), Wladmir Catunda (bateria) e  Davi Sansão (teclado) e aqueceu o público, aumentando ainda mais as expectativas para o show de Satriani.

Depois de um intervalo para troca de palco, que trouxe novamente ao palco o cantor Evandro Mesquita atuando como mestre de cerimônias e contando uma breve História do Blues e do Festival,  as luzes se apagaram novamente e a vibração do público cresceu ainda mais.

Já de saída, Satriani  provocou a audiência, tocando sua guitarra com os dentes, enquanto apresentava “Shockwave Supernova”, faixa título de seu álbum mais recente, lançado em 2015.

E depois da novidade, um bloco de músicas já conhecidas “Flying in a Blue Dream”, “ Ice 9″ e  “Crystal Planet”, levaram a plateia ao delírio com um espetáculo não só musical, mas também visual, com as animações que pareciam tentar contar uma história acontecida em outras galáxias apresentadas pelo telão no fundo do palco,  acompanhando e ditando o clima de cada uma das músicas.

O quase baião “Peregrine Wings”, do disco “Shockwave Supernova”, agitou ainda mais o público. Durante a entrevista coletiva que o músico concedeu ontem mesmo, um pouco antes do show, Satriani confirmou que a inspiração para sua composição veio da música brasileira como resultado natural de suas muitas vindas ao país nos últimos 20 anos e acrescentou “experimento cada país que visito como qualquer outra pessoa, fisicamente, emocionalmente, mentalmente; absorvo tudo…”

A banda que acompanha Satriani é um capítulo a parte, formada por Marco Minnemann, na bateria, Bryan Beller, no baixo e Mike Keneally nos teclados e guitarra o grupo cria a base musical que permite ao guitarrista alçar voos mais altos. Especialmente suas interações com o experiente Keneally são capazes de produzir momentos musicais sublimes.

No ano em que Satriani comemora o aniversário de 30 anos do maior sucesso de sua carreira, o álbum “Surfing with the Alien”, lançado em 1987, era natural que o disco tomasse uma boa parte do repertório e além da já citada “Ice 9”, entraram na setlist  “Always with me, always with you”, “Satch Boogie” e, claro, a faixa título “Surfing With the Alien”, acompanhada de um vídeo no telão de deixar qualquer fã de quadrinhos alucinado.

Mas antes de terminar, Satriani chamou Artur Menezes de volta ao palco e com ele improvisou um belíssimo “duelo” de pegada blues, em cima da clássica “Going Down”,  do repertório do genial Freddie King. E o que o público pode acompanhar no Ibirapuera foi um diálogo matador entre duas guitarras que conversavam na língua do blues, oferecendo um final apoteótico para uma noite de exaltação à música instrumental e ao velho blues. Quem não foi, perdeu…

Adriana Maraviglia
@drikared


Encerramento do Samsung Best of Blues Festival – Auditório Ibirapuera  – SP – 06/08/2017

Setlist Artur Menezes: 

1) Dust My Broom (Elmore James)
2) Chills and Thrills (Bernard Allison)
3) Tightrope (Stevie Ray Vaughan)
4) Dolemite (Scott Henderson)
5) Hawaiian Boogie (Hound Dog Taylor)
6) Lenny (Stevie Ray Vaughan)
7) Driving South (Jimi Hendrix)
8) Say What! (Stevie Ray Vaughan)
9) Hideaway (Freddie King)

Setlist Joe Satriani: 

1) Shockwave Supernova
2) Flying in a Blue Dream
3) Ice 9
4) Crystal Planet
5) On Peregrine Wings
6) Friends
7) If I Could Fly
8) Cataclysmic
9) Summer Song
10) Crazy Joey
11) Always with me, always with you
12) God is Crying
13) Crowd Chant
14) Satch Boogie
15) Surfing with the Alien
16)Going Down (com Artur Menezes)

 

Entre no Facebook e deixe seu comentário: