Theatro Municipal tem programação especial para as crianças no próximo domingo – Revista Eletricidade

Theatro Municipal tem programação especial para as crianças no próximo domingo

Na semana da criança, o Teatro Municipal de São Paulo tem uma programação muito especial voltada para elas:  A Orquestra Experimental de Repertório (OER) e a Cia. Imago apresentam, no próximo domingo (15), ao meio-dia, dois grandes espetáculos: “Sampa, Cidade Dadá” e “Pedro e o Lobo”.

Com direção de Fernando Anhê, as obras utilizarão a técnica do “teatro negro”, que utiliza cenários escuros e um jogo de luz e sombras para dar destaque a objetos iluminados de cores vivas, como bonecos e instrumentos musicais, por exemplo.  Na regência da OER se revezam os maestros Jamil Maluf e Thiago Tavares.

“Sampa, Cidade Dadá” lança um olhar cênico para a peça “Guia Orquestral para a Juventude”, do britânico Benjamin Britten. A obra tem um caráter pedagógico e permite que o público conheça as diferentes famílias de instrumentos. Enquanto a orquestra toca a peça, o músico Luis Fernando Dutra, que será o narrador, apresenta os instrumentos de madeira, metais, cordas e percussão.

No palco, objetos cênicos representam a identidade da Capital Paulista. Cartões postais da cidade de São Paulo, como o Masp, a Oca do Ibirapuera, o Copan e o Memorial da América Latina criam vida seguindo o andamento da música de Britten.

Toda essa atmosfera paulistana será criada por meio da técnica do teatro negro. Com isso, sob um jogo de luz e sombra, mecanismo em que os manipuladores tornam-se invisíveis ao olhar do espectador, os bonecos e os objetos cênicos vão se mover livremente. Prédios, museus, obras de artes e até mesmo animais aparecem/ desaparecem num piscar de olhos.

“Pedro e o Lobo”

A fábula musical “Pedro e o Lobo” é do compositor russo Sergei Prokofiev. Também com narração de Luis Fernando Dutra, a composição conta a história do valente Pedro que para proteger os animais tenta capturar um lobo muito feroz.

Também com o objetivo pedagógico, Prokofiev compôs essa obra para mostrar a sonoridade dos diversos instrumentos. Assim, a flauta representa o passarinho; as cordas, Pedro; o som do clarinete é o gato, e a ferocidade do lobo vem das trompas.

No palco do Municipal, os personagens serão encenados por bonecos. Além disso, a apresentação com truques musicais e cores exuberantes nos cenários torna ainda mais cativante a música de Prokofiev.

“Guia Orquestral para a Juventude” e “Pedro e o Lobo”  – Theatro Municipal de São Paulo –  Orquestra Experimental de Repertório (OER) – Cia. Imago – Data: 15/10/17 (domingo) – Horário: 12hrs – Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República – São Paulo – Telefone: 3053-2090 – Ingressos: R$ 30 na bilheteria do Theatro Municipal ou pelo site (meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes) – Classificação livre – Duração: 60 minutos – Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sábado, das 10h às 19h e domingo, das 10h às 17h

Entre no Facebook e deixe seu comentário: