Documentário “On Yoga: Arquitetura da Paz” é selecionado para o Cameraimage 2017 – Revista Eletricidade

Documentário “On Yoga: Arquitetura da Paz” é selecionado para o Cameraimage 2017

O primeiro documentário do cineasta brasileiro Heitor Dhalia, que chega aos cinemas brasileiros em 16 de novembro, foi selecionado para a 25ª edição do Festival Internacional de Artes Cinematográficas Camerimage, evento que acontece na Polônia entre os dias 11 e 18 de novembro.

“On Yoga: Arquitetura da Paz”, que tem fotografia de Adolpho Veloso, concorre na principal categoria de documentários de longa-metragem, junto a outras dez obras. O festival de cinema Camerimage é considerado a principal premiação de direção fotográfica do mundo.

“Quando o Heitor me apresentou a proposta de transformar o livro do Michael em um filme, fiquei olhando aquelas fotos e imaginando como fazer isso: o desafio de filmar outro fotografo, partir das imagens dele para entender como ele enxerga o mundo e assim entender a melhor maneira de enxergar ele e o mundo dele. Foi um processo incrível”, comenta Adolpho Veloso. “Em um documentário muita coisa se descobre enquanto se filma, mas tentamos ao máximo pensar em como retratar esses grandes iogues e mostrar a identidade de cada um, sem perder a unidade. Cada um com sua história e suas crenças. Decidimos voltar ao começo e pensar como faríamos aquilo se fossemos registrar em still aquelas pessoas, transmitindo a sensação de uma foto com movimento”, completa.

“On Yoga: Arquitetura da Paz” é baseado no livro homônimo do renomado fotógrafo norte-americano Michael O’Neill. Juntos, Dhalia e O’Neill, percorreram Índia e Nova Iorque para filmarem gurus da yoga, numa viagem que conta a história dos dez anos em que o fotógrafo passou registrando esses grandes mestres.

O filme foi idealizado como uma extensão profunda da obra original, ao colocar questões humanas a partir da perspectiva atual e misturá-la com elementos de movimento e som experimental, resultando em uma nova visão da arte da yoga.

Em uma coprodução Brasil-Estados Unidos, a produção do documentário é assinada pela Paranoid, Urso Filmes e Michael O’Neill Studio com distribuição da Pagu Pictures. Além disso, conta com trilha sonora original de Silvio Piesco, sócio proprietário da produtora de áudio Tesis.

Assista ao trailer de “On Yoga: Arquitetura de Paz”, que estreia no dia 16/11, nos cinemas brasileiros:

 

Entre no Facebook e deixe seu comentário: