Novo filme de Stephen Frears mostra a amizade inusitada da rainha Vitoria com um serviçal indiano – Revista Eletricidade

Novo filme de Stephen Frears mostra a amizade inusitada da rainha Vitoria com um serviçal indiano

Um pequeno, mas precioso filme sobre uma história bastante inusitada de amizade entre pessoas completamente diferentes, assim é “Vitoria e Abdul – O Confidente da Rainha”, que entrou em cartaz na última quinta feira.

Dirigido por Stephen Frears, o filme narra o encontro entre a rainha Vitoria, interpretada com maestria por Judi Dench, já nos anos finais de seu reinado, com Abdul Karim (Ali Fazal), um servo muçulmano, de origem indiana, trazido até a corte para presentear a rainha com uma moeda indiana comemorativa do jubileu de 50 anos de sua coroação.

Sem compreender o rígido protocolo em tudo o que envolve a monarquia, o indiano acaba chamando a atenção da rainha, que ordena que Abdul e seu colega Mohamed (Adeel Akhtar), passem a ser seus serviçais pessoais.

E para um choque ainda maior de toda corte, o serviçal passa a dar aulas de Urdu para a rainha, que passa a chamá-lo de Munshi (mestre, na língua indiana)  e exige que Abdul passe a ser tratado como um membro da corte, dando a ele títulos e honrarias e carregando-o  em todas  suas viagens e passeios.

As reações da corte seriam hilárias e patéticas se não fossem movidas por atitudes e sentimentos imperdoáveis como inveja e racismo.

O diretor conseguiu extrair todo o encanto e tragédia desta história da vida real, empregando a leveza necessária para que o público possa rir e surpreender-se com este relacionamento completamente inesperado, que certamente deu à rainha, então muito entediada e deprimida, uma nova razão para continuar vivendo.

O filme de Frears já faz parte daquela lista de possíveis presenças no Oscar 2018. Aliás, há 20 anos, Judi Dench recebia uma indicação pelo papel de Vitoria, no maravilhoso “Sua Majestade, Mrs Brown”, do diretor John Madden.

Um filme imperdível para quem quer conhecer o lado mais humano de uma personagem histórica que ajudou e muito a aumentar o poderio do Império Britânico, mas também aceitou e incentivou a modernização do mundo, a partir de seu trono.

Adriana Maraviglia
@drikared

 

Assista ao trailer de “Vitoria e Abdul – O Confidente da Rainha”:

Entre no Facebook e deixe seu comentário: