Lista Especial: Os 13 discos que mudaram a história da música – Revista Eletricidade

Lista Especial: Os 13 discos que mudaram a história da música

Hoje é o Record Store Day, uma data criada em 2007 para comemorar as lojas de disco independentes que ainda teimam em existir pelo mundo.  Elas mantem viva uma arte que, infelizmente está em extinção, mas ainda conserva seu apelo, principalmente para os saudosistas, que ainda fazem questão de garimpar em lojas de discos.

A turma que nasceu depois da chegada da internet talvez nem tenha ideia, mas um dia, para ouvir as músicas de nossas bandas preferidas, precisávamos primeiro ir a lojas e comprar os discos.

O trabalho de ir buscar a música que se queria ouvir parece árduo demais, mas,  na verdade, ele era um prazer.  Entrar em uma  lojinha cheia de vinis ou CDs e ir revirando disco por disco,  olhando capas, checando os nomes da músicas e conhecendo o que cada disco trazia, algumas vezes em cabines com fones de ouvido,  era infinitamente mais  divertido, do que descobrir tudo em duas “googladas” e um click no app de streaming.

Adotada por artistas e gravadoras, o Record Store Day tem servido para que sejam lançadas raridades pelo mundo afora, versões inéditas e exclusivas que podem ser encontradas em todas as lojas, inclusive, sinal dos tempos, naquelas que operam online.

Para comemorar o Record Store Day, a Revista Eletricidade traz uma lista de 13 discos que mudaram a história da música, para você conhecer e ouvir na íntegra, via Spotify.

Viva os discos! Viva a música! (PS: Para ouvir com o volume no talo… )

Robert Johnson – King of The Delta Blues (1936)

Michael Jackson – Thriller (1982)

Beatles – Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967)

The Clash – London Calling (1979)

Nirvana – Nevermind (1991)

Bob Dylan – Blonde on Blonde (1966)

Rolling Stones – Exhile On Main Street (1972)

The Beach Boys – Pet Sounds (1966)

Marvin Gaye – What’s Gong On (1971)

Led Zeppelin – IV (1971)

Pink Floyd – The Dark Side of the Moon (1973)

The Jimi Hendrix Experience – Are you Experienced? (1967)

Miles Davis – Kind of Blue (1959)

Entre no Facebook e deixe seu comentário: