Cinebiografia de Tolkien convida a conhecer o caminho que levou à Terra Média – Revista Eletricidade

Cinebiografia de Tolkien convida a conhecer o caminho que levou à Terra Média

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

JRR Tolkien, o maior escritor de fantasia da história, nunca escondeu de ninguém o fato de não gostar e não confiar muito em biografias. Talvez por isso, sua vida, tão fascinante quanto sua obra, tenha demorado tanto tempo para chegar às telas de cinema.

Tendo em mente que esta obra lidava com heróis que salvaram povos inteiros de destinos piores do que a morte, não é de se estranhar que sua cinebiografia “Tolkien” chegue aos cinemas com ares de “filme de origem de super heroi”.

E se considerarmos a capacidade de criar um universo inteiro literário como o super poder de Tolkien (Nicholas Hoult), acompanhamos passo a passo seu caminho rumo a este poder.

Interessado pelo estudo de línguas e literatura desde pequeno, o garoto órfão se une na escola a três amigos Christopher Wiseman (Tom Glynn-Carney), Geoffrey Smith (Anthony Boyle) e Robert Gilson ( Patrick Gibson) fundando uma Sociedade que tinha por objetivo mudar o mundo através da arte.

Na casa em que vive abrigado como órfão, conhece Edith Bratt (Lilly Collins), o grande amor de sua vida.

Já na Universidade, a participação dele e dos amigos na mais sangrenta batalha de toda a Primeira Guerra Mundial parece ter imprimido nele para sempre as imagens terríveis que viriam a fazer parte de todas as guerras de sua literatura.

Dirigido pelo finlandês Dome Karukoski e com uma fotografia excepcional, “Tolkien” convida o espectador a encontrar nesse início de vida os detalhes que influenciariam a criação da Terra Média e de seus habitantes mágicos, sem nunca apelar ao didatismo, muitas vezes, apenas sugerindo em imagens aquilo que mais tarde veríamos nos livros.

O roteiro assinado por David Gleeson e Stephen Beresford cumpre muito bem esta função de história de origem e por isso deixa de acompanhar o restante da vida do escritor, nem sequer o importante encontro e a amizade com CS Lewis chegam a ser mostrados. Sinal que talvez ainda exista espaço para mais histórias a serem contadas deste super herói criador de universos.

“Tolkien” chega aos cinemas brasileiros amanhã, dia 23/05. 

Adriana Maraviglia
@drikared

Entre no Facebook e deixe seu comentário: