Hermeto Pascoal faz show e exposição no Centro Cultural São Paulo – Revista Eletricidade

Hermeto Pascoal faz show e exposição no Centro Cultural São Paulo

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A arte do genial Hermeto Pascoal é a atração deste domingo no Centro Cultural São Paulo no show “PUMA apresenta: Hermeto Pascoal e a Música Universal”.

A empresa de material esportivo é parceira do multiinstrumentista neste show especial e também na exposição imersiva de arte desenvolvida pelo músico que estará acontecendo no próprio Centro Cultural.

É claro que, em se tratando de Hermeto Pascoal, tudo vira música: “A música pode estar em qualquer lugar, a música pode estar na hora que você respira.” A frase do gênio brasileiro Hermeto Pascoal contextualiza o projeto “Hermeto Pascoal e a Música Universal”, feito em parceria com a PUMA Brasil. A iniciativa é uma homenagem a Hermeto e faz parte de um movimento iniciado pela marca intitulado “PUMA Herança Cultural”, que tem como objetivo celebrar personagens e cenas culturais de grande importância no país.

Em 2018 a PUMA soube que Hermeto estava pintando música em objetos, além de desenvolver seus próprios desenhos. Era a comemoração dos 50 anos do PUMA Suede e, tentando a sorte, convidaram Hermeto para pintar um trecho de música em 50 pares e entregar para 50 amigos que escolhesse. Surpreendentemente ele aceitou o convite, mas como tudo ligado ao artista, o resultado foi muito além do esperado.

Hermeto recebeu um par do Suede pintado em tinta acrílica branca e um par de canetas pretas. Depois de algumas semanas, em um show em São Paulo, aconteceu o primeiro encontro entre a PUMA e o compositor, que já apresentou seus desenhos nos tênis.

O resultado: Três músicas inéditas, uma em cada pé dos tênis e mais uma música, escrita em quatro partes na caixa. Imediatamente, Hermeto avisou que para gravar, somente o Itiberê (baixista do grupo de Hermeto desde 1977- ) entenderia aquela escrita, e que ele só fez aquilo no “sapato” porque acredita que a música de fato pode estar em qualquer lugar.

De acordo com o educador e museólogo Paulo Portella Filho, um dos consultores do projeto; “O desafio exclusivo feito a Hermeto Pascoal para intervir num produto da empresa, e geradora deste acontecimento singular, desde o início visou outros resultados que uma simples e convencional customização. Tomou, isto sim, graças à grandeza espiritual e criativa do gênio, surpreendentemente como se verá, ares de um verdadeiro manifesto pela celebração da liberdade, da escolha, da diversidade, da diferença e da consciência”.

A PUMA Brasil reuniu sua equipe e foi para o Rio de Janeiro gravar com o Grupo Hermeto Pascoal as músicas intituladas: “Tênis Pé Esquerdo”, “Tênis Pé Direito”, e “Música da Sacola do Tênis”. O EP inédito será lançado no dia 31 de maio. Além disso, foi produzido um mini-documentário, onde Hermeto interage com um grupo de crianças e nos traz uma mensagem que ficará eternizada.

O projeto também ganha vida com um show e exposição imersiva de Hermeto Pascoal, em parceria com a PUMA, no domingo, dia 2 de junho, no Centro Cultural São Paulo. O show e a exposição estarão abertos ao público com vagas limitadas. A entrada para a exposição é livre e a retirada de ingressos para o show será feita duas horas antes na bilheteria do CCSP.

PUMA apresenta: Hermeto Pascoal e a Música Universal – Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – Data: Domingo, 2 de junho de 2019 – Horário exposição: 14 às 20 horas – Horário show: 18h (Retirada de ingressos 2 horas antes do espetáculo) – Gratuito – Censura: Livre

Entre no Facebook e deixe seu comentário: