Lista: Nos 50 anos da morte de Brian Jones, 13 canções para homenagear o gênio musical dos Rolling Stones – Revista Eletricidade

Lista: Nos 50 anos da morte de Brian Jones, 13 canções para homenagear o gênio musical dos Rolling Stones

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Há exatos 50 anos, ele partiu e os Rolling Stones eram a banda dele. Brian Jones o multiinstrumentista que impressionou tanto Mick Jagger como Keith Richards já no primeiro encontro, no Ealing Jazz Club, com sua habilidade musical, em uma noite em se apresentava com o nome de Elmo Lewis, em homenagem a Elmore James, tocando com a Blues Incorporated, uma banda de muito prestigio, formada pelo radialista Alexis Korner, considerado um verdadeiro pai do blues na Inglaterra.

A mesma banda que eventualmente uniria Brian, Mick, Keith e Charlie Watts no mesmo palco e que mais tarde Brian batizaria com o nome de uma música de Muddy Watters: The Rolling Stones.

Brian era um músico tão habilidoso que a lenda diz que bastava colocar qualquer instrumento em suas mãos para que ele saísse tocando em questão de poucos minutos, assim ele tocou slide guitar em “I Wanna Be Your Man” e “Little Red Rooster”, cítara em “Street Fighting Man” e “Paint It Black”; órgão em “Let’s Spend the Night Together”, marimba em “Under My Thumb”, flauta em “Ruby Tuesday”, saxofone em “Child of the Moon” e “Citadel”, dulcimer em “Lady Jane”, mellotron em “She’s a Rainbow”, “We Love You”, “Stray Cat Blues”, “2000 Light Years from Home” e “Citadel”; só para ficar em alguns.

Infelizmente, o sucesso dos Stones e o fato de Mick e Keith terem tomado sua liderança dentro da banda, lançaram Brian em uma espiral de decadência que o fez passar a perder shows e gravações até o ponto em que a banda acabou por expulsá-lo e substitui-lo por Mick Taylor.

A demissão aconteceu em maio de 1969. No dia 02 de julho, com apenas 27 anos, Brian foi encontrado morto, no fundo da piscina de sua casa, em circunstâncias até hoje muito mal explicadas e embora a polícia tenha considerado sua morte um acidente, não se descarta hoje em dia que ele possa ter sido assassinado.

Em homenagem a Brian Jones, a Revista Eletricidade preparou uma lista com 13 canções dos Stones, com a participação essencial deste músico excepcional que ajudou a moldar o som da maior banda de rock de todos os tempos. Viva Brian Jones!

Under My Thumb

Paint It Black

Ruby Tuesday

Not Fade Away

2000 Light Years From Home

No Expectations

Lady Jane

Let’s Spend the Night Together

Dandelion

She’s a Rainbow

Something Happened to Me Yesterday

Little Red Rooster

Street Fighting Man

Entre no Facebook e deixe seu comentário: