Ford vs Ferrari - Duelo de gigantes pela supremacia nas pistas - Revista Eletricidade

Ford vs Ferrari – Duelo de gigantes pela supremacia nas pistas

FORD VS FERRARI - FOTO: REPRODUÇÃO

O mundo das máquinas que fazem o automobilismo tem também seus heróis que são humanos e geniais.

Esta é a premissa por trás da história de “Ford vs Ferrari”, o filme do diretor James Mangold que conta a história real de como um carro da Ford conseguiu quebrar a hegemonia da Ferrari, na década de 60, em pistas de corridas lendárias como Daytona e Le Mans.

Carroll Shelby (Matt Damon), um piloto que abandonou as pistas por problemas de saúde e passou a trabalhar como vendedor de carros esportivos, até que surge sua grande chance: a de ajudar a desenvolver para a Ford um carro competitivo para as pistas.

Para conseguir seu intento, ele recruta um ex-competidor, o piloto Ken Miles (Christian Bale), que tem dois grandes talentos um para o automobilismo, outro para criar confusão.

A adrenalina das pistas, a luta de engenheiros, os bastidores comerciais dos acordos fazem parte de um roteiro que não se envergonha de mostrar os italianos da Ferrari como os vilões da vez, a “ameaça” estrangeira a ser batida pelos obstinados heróis americanos, e o chapéu de cowboy na cabeça de Matt Damon ajuda a reforçar visualmente esta ideia. (antes que vocês reclamem, sim, não é gratuito, o verdadeiro Shelby também os usava)

O trabalho dos atores consegue nos ajudar a esquecer os elementos quase infantilizados do roteiro. Com a visceralidade da interpretação de Christian Bale se destacando sobre a necessidade de Matt Damon de permanecer contido em seu papel do patriótico bom rapaz, de sempre. 

A fotografia de Phedon Papamichael deixa o filme ainda mais redondinho e pronto para ser devorado pelos amantes da velocidade que podem suspirar com as belas tomadas de por do sol na tela, entre uma corrida e outra.

“Ford vs Ferrari” tem 4 indicações ao Oscar 2020:  Melhor Filme, Melhor Edição, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som. 

Adriana Maraviglia
@drikared

Assista ao trailer:

Entre no Facebook e deixe seu comentário: