A poesia de Cazuza celebrada em Bossa Nova | Revista Eletricidade

A poesia de Cazuza celebrada em Bossa Nova

  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •  
FAZ PARTE DO MEU SHOW - CAZUZA EM BOSSA - FOTO: REPRODUÇÃO

Há dois anos, a cantora Leila Pinheiro se juntou a Roberto Menescal e Rodrigo Santos em um projeto de shows que comemoravam os 60 anos de Cazuza, adaptando suas composições para a Bossa Nova.

Os músicos criaram um show completo que, em novembro, foi apresentado na sede da Som Livre, no Rio de Janeiro, para alguns convidados, incluindo Lucinha Araújo, mãe de Cazuza e foi gravado em DVD e CD.

O resultado está no disco “Faz Parte do Meu Show – Cazuza em Bossa”, que acabou de chegar aos serviços de streaming de música como Spotify e Deezer e também, em vídeo, com 8 faixas disponíveis no Youtube por  enquanto,  pois a gravadora promete uma versão mais completa para as lojas. 

No repertório já disponível, algumas músicas que nem precisaram de grandes mudanças no arranjo, como “Codinome Beija-Flor”. “Preciso Dizer que te Amo” e “Faz Parte do Meu Show”, resultado do namoro mais tardio do poeta com a MPB, que só aconteceu depois de sua saída do Barão Vermelho.

No show, elas aparecem lado a lado do rock de “Exagerado”, “Ideologia” e “Por Que a Gente é Assim”, que necessitaram de um trabalho um pouco maior de Menescal como arranjador para adaptá-las à levada suave da Bossa Nova, transitando na fronteira imaginária entre o jazz e o samba.

Um trabalho que  soa bem interessante, com a voz de Leila Pinheiro e de Rodrigo Santos revezando-se, complementados pela elegante guitarra de Menescal, que, por sinal, é um daqueles instrumentos com excelência e arte para contar tranquilamente a história dos 60 anos de Bossa Nova.

O novo trabalho reafirma que ouvir Cazuza é sempre bom e o formato Bossa Nova acrescenta suavidade àquela poesia que sempre esteve escondida sob os gritos angustiantes das guitarras. Viva Cazuza! Sempre!

Adriana Maraviglia
@drikared

Assista ao vídeo de “O Tempo não Para”, uma das 8 faixas do vídeo de “Faz Parte do Meu Show – Cazuza em Bossa” disponibilizadas no Youtube:

Entre no Facebook e deixe seu comentário: