Acústico? Não! O Kaya N’ Gandaya Que Ressuscitou o Reggae dos Anos 70

Gilberto Gil – foto: Revista Eletricidade (Valéria Maraviglia)

A tournê de Kaya n’Gandaya já está na estrada há quase um ano, já rendeu um ótimo CD/DVD, o “Kaya N’ Gandaya Ao Vivo”; e neste momento, após a posse de Gilberto Gil como Ministro da Cultura segue de forma intermitente, revezando seu tempo com os deveres ministeriais.

A casa de espetáculos é novidade, o Tom Brasil Nações Unidas abriu suas portas para o público pela primeira vez no dia 25 de abril, tendo como atração João Gilberto. Com um ambiente bastante agradável a casa conta com uma estrutura de primeiro mundo e mostra que tem versatilidade para abrigar diversos tipos de espetáculo.

Com um cenário colorido que evoca a atmosfera da Jamaica, Gilberto Gil inicia o show sentado em um banquinho, a primeira canção é “Three Little Birds”, um reggae com letra alegre e otimista, primeira música de trabalho de “Kaya N’Gadaya”, e que rendeu um excelente videoclip feito em animação.

A seguir vem “No Woman, No Cry”, um dos marcos da carreira de Gilberto Gil, em sua versão em português, “Não Chores Mais”, a balada mais romântica do repertório de Bob Marley, e mais uma vez a canção arrasta junto todo o público do Tom Brasil.

“Kaya N’ Gandaya”, o álbum, foi uma forma de homenagear Bob Marley, uma figura emblemática da música e seu reggae, uma presença constante no repertório de Gilberto Gil, especialmente em sua produção da década de 70. “Vamos Fugir” e “Extra”, verdadeiros marcos dentro da carreira de Gil, entram na set-list evocando o espírito desta época.

Algumas músicas que haviam recebido arranjos mais cool, mais de acordo com o formato acústico nos últimos tempos, como “A Novidade”, por exemplo; voltaram ao arranjo original de gravação, transformando-se em reggaes e skas, ritmos que fazem parte do universo de Marley.

E talvez para mergulhar neste universo, ou talvez porque ainda ninguém havia ousado fazer isso antes, Gilberto Gil colocou no repertório uma versão reggae de “Garota de Ipanema”.

Auxiliado nesta empreitada principalmente por suas três backing vocals, Nara Gil, Juju Gomes e Angela Lopo, o cantor consegue passar incólume por mais essa perigosa empreitada.

No final, tudo vira festa, “Sítio do Picapau Amarelo” e “Esperando na Janela” colocam o Tom Brasil para dançar, numa cena que tem se repetido por todo Brasil, por onde passa a tournê.

No final do mês de maio, Gil parte para uma turnê internacional que passa por Angola, Marrocos, Inglaterra, França e Itália, culminando com um show ao lado de Maria Bethânia no tradicional Festival de Montreaux.

Adriana Maraviglia
@revistaeletricidade


SET-LIST DE GILBERTO GIL (01/05/2003 – Tom Brasil Nações Unidas – SP)

– 3 Little Birds
– No Woman, no Cry
– Kaya N’ Gandaya
– Rebel Music
– Vamos Fugir
– Buffalo Soldier
– A Novidade
– Positive Vibration
– Waiting In Vain
– Garota de Ipanema
– Extra
– Nos Barracos da Cidade
– Is This Love
– Could You Be Loved
– Alagados
– Sítio do Picapau Amarelo
– Esperando na Janela

Comente: