Documentário sobre Ezequiel Neves, mentor de Cazuza, estreia no Festival do Rio

Ezequiel Neves e Cazuza – foto: Divulgação

Entre documentário e ficção, “Ninguém Pode Provar Nada – A Inacreditável História de Ezequiel Neves” investiga a trajetória do controverso ator, jornalista e produtor musical Ezequiel Neves (1935-2010), incluindo suas relações passionais com nomes como Rita Lee e Cazuza, com quem escreveu o hit “Exagerado”.

O longa-metragem faz sua estreia no 27º Festival do Rio, dentro da mostra Première Brasil Retratos. O 27º Festival do Rio acontece de 2 a 12 de outubro de 2025.

As exibições ocorrem no dia 5 de outubro (domingo), às 21h30min, na Estação NET Gávea 1 e Estação NET Gávea 2; na segunda (6), às 13h45min, no Cine Santa Teresa; e na terça (7), às 13h45min, no Cinesystem Belas Artes 5.

Com passagem pela grande imprensa e pela alternativa durante quase duas décadas, Neves foi pioneiro ao escrever sobre rock. Depois se tornou produtor musical (e eventualmente letrista), empregado da gravadora Som Livre nos anos 1980, quando descobriu o Barão Vermelho e Cazuza (1958-1990). Foi mentor da banda e de Cazuza, quando este saiu em carreira solo.

Para costurar as inacreditáveis histórias do protagonista, o filme mergulha em um acervo. O filme de Rodrigo Pinto mergulha em mais de 60 horas de entrevistas inéditas e vasta documentação, arquivo falso, entrevistas recriadas por inteligência artificial e trechos de filmes que foram inventados, mas deveriam ter existido.

Jornalista e videomaker, Rodrigo nasceu no Rio de Janeiro. Concebeu, roteirizou e dirigiu o documentário “Continuação” (2009), sobre o compositor Lenine, além de séries como “Minha Loja de Discos” (2014), “Londres Assim” (2012), “Sons Urbanos” (2015) e “Impressions of Rio” (BBC). Em sua carreira, também guarda relação com o Barão Vermelho: foi cenografista da banda e escreveu sua biografia.

“Maravilhoso voltar ao Festival do Rio, nesta edição que encarna, acho que como nenhuma outra antes, a força do nosso cinema”, comenta Rodrigo Pinto sobre estrear seu longa em um dos maiores eventos da América Latina. “A mostra Retratos é um lugar de celebrar nomes que transformaram o país e ainda nos incitam a seguir em frente, contra a caretice e o vira-latismo”, complementa.

“Ninguém Pode Provar Nada – A Inacreditável História de Ezequiel Neves” é uma realização da Giros Filmes e Ton Ton Filmes. Belisario Franca, Bianca Lenti e Maurício Magalhães e Rodrigo Pinto assinam a produção. O projeto tem financiamento do Art 1ºA, 3º, 3ºA e Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Estreia de “Ninguém Pode Provar Nada – A Inacreditável História de Ezequiel Neves”, de Rodrigo Pinto
Mostra: Première Brasil Retratos
05/10 (domingo), 21h30min, na Estação NET Gávea 1
05/10 (domingo), 21h30min, na Estação NET Gávea 2
06/10 (segunda), 13h45min, no Cine Santa Teresa
07/10 (terça), 13h45min, no Cinesystem Belas Artes 5
Longa-metragem | Documentário | Duração: 105min | País: Brasil | Ano: 2025

Ficha técnica
Direção: Rodrigo Pinto
Roteiro: Rodrigo Pinto e Kika Serra
Empresa Produtora: Giros Filmes e Ton Ton Filmes
Produção: Belisario Franca, Bianca Lenti, Maurício Magalhães e Rodrigo Pinto
Fotografia: Flora Dias
Montagem: Felipe David Rodrigues
Direção De Arte: Mariana Villas-Bôas
Figurino: Júlia Melo
Edição De Som: Vânius Marques
Direção De Som: Vânius Marques
Música: Bernardo Palmeira
Elenco: Emilio De Mello, Felipe David Rodrigues, Rodrigo Picolli, Edson Zille, Adassa Martins e Lorenzo Papa

Comente: