Em segunda live, Gal Costa dá voz à angústia de todos nós

Gal Costa veio para sua segunda live, que aconteceu nesta sexta (28/05), com “sangue nos olhos”, como é comum dizer de alguém que vem cheio de força e coragem para um acerto de contas.

O acerto era sobre a impressão ruim que a primeira live, com muitos  problemas técnicos, tinha causado, em setembro do ano passado.

No palco do Teatro Bradesco e com Marcus Preto na direção, a ideia era a de colocar Gal a vontade para um passeio musical de lavar a alma.

No repertório, algumas preciosidades que estavam de fora de suas apresentações há tempos, com arranjos que fizeram tudo funcionar muito bem com apenas três músicos no palco, Guilherme Monteiro (guitarra e violão), Fábio Sá (baixo) e Vitor Cabral, o recém-chegado da banda, na bateria.

Enquanto nos carregava gentilmente pela mão por músicas que fazem parte da trilha sonora da vida de todos os brasileiros, Gal ainda fez uma homenagem a Rita Lee, cantando “Bem Me Quer” e deu voz à angústia da maioria das pessoas neste país.

“É impressionante a capacidade que certas canções tem de contar nossa história muitas e muitas vezes. Quero relembrar aqui algumas músicas que eu gravei no final dos anos 60, comecinho dos anos 70, durante tempos tenebrosos da Ditadura Militar.” e completou “É inadmissível que hoje, 50 anos depois, a gente volte a precisar dessa mesma força. Mas força a gente tem, e a gente arruma. E não há de haver quem nos derrube.”

Em um momento em que lamentamos a imperdoável falta de um posicionamento de alguns artistas, ao menos reconhecendo o sofrimento do povo brasileiro, ver um ícone da nossa cultura como Gal sendo tão firme, até aquece nosso coração e nos dá um novo alento para seguirmos em frente. 

Que assim seja, Gal! E que esse tormento que estamos vivendo ultimamente termine o mais rápido possível. 

Adriana Maraviglia

Setlist Live Gal Costa, Teatro Bradesco (28/05/21)

  1. Nuvem Negra
  2. O Amor
  3. Faltando um Pedaço
  4. Bem Me Quer
  5. Quando Você Olha Pra Ela
  6. Tigresa
  7. Mil Perdões
  8. Folhetim
  9. Dom de Iludir
  10. Negro Amor
  11. Só Louco
  12. Baby
  13. Como 2 e 2
  14. Pérola Negra
  15. Vapor Barato
  16. Divino Maravilhoso
  17. Brasil

Compartilhe: