Lista: 13 filmes essenciais para ver no Dia do Cinema Brasileiro

Hoje é o dia de comemorar o Cinema Brasileiro, a data foi escolhida porque no dia 19/06 de 1898 aconteceu a primeira filmagem em território nacional, Alfonso Segreto, o primeiro cinegrafista e diretor do Brasil, filmou a entrada da baía de Guanabara vista do navio francês Brésil.

A sétima arte por aqui já conseguiu dar ao mundo obras admiráveis que alcançaram o reconhecimento também no exterior como “Central do Brasil”(1998), “Cidade de Deus”(2002) e “O Pagador de Promessas”(1962).

Ainda não temos um Oscar para chamar de nosso naquelas categorias mais importantes, mas os filmes brasileiros já entraram inúmeras vezes na lista de indicados. 

“Cidade de Deus”, por exemplo, foi indicado a 4 Oscars: Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani), Melhor Fotografia (César Charlone) e Melhor Edição.

E, já que falamos em Oscar, ninguém por aqui consegue esquecer o dia em que “Central do Brasil”, dirigido por Walter Salles, muito injustamente, perdeu 2 Oscars, mas conquistou outros prêmios importantes como o Globo de Ouro e o BAFTA.

Desta vez, não incluímos documentários nesta lista, mas vale lembrar que em 2019, “Democracia em Vertigem“, da diretora Petra Costa também foi indicado ao Oscar.

Não podemos deixar de mencionar que alguns filmes brasileiros levaram multidões aos cinemas como o filme que bateu recorde de público nos cinemas brasileiros, “Minha Mãe é Uma Peça 3” (2019), do inesquecível Paulo Gustavo, que foi assistido por 11,5 milhões de pessoas nos cinemas.

Na nossa lista, escolhemos 13 filmes essenciais que não só servem para demonstrar a qualidade que o nosso cinema conseguiu produzir, muitas vezes aos “trancos e barrancos”, sem qualquer ajuda ou incentivo e sempre com muita luta, como também filmes que são retratos fiéis do país e de sua cultura.

Uma boa parte destes filmes estão disponíveis nos streamings ou no Youtube, escolha um deles e assista para sentir aquela sensação boa de orgulho pelo que o Brasil já pode produzir.  E uma boa sessão de cinema para todo mundo.

Viva o Cinema Brasileiro!

Bacurau (2019)

O Auto da Compadecida (2000)

O Pagador de Promessas (1962)

Que Horas Ela Volta? (2015)

Cidade de Deus (2002)

Central do Brasil (1998)

Terra em Transe (1967)

Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)

Aquarius (2016)

O Quatrilho (1995)

O Ano em que Meus Pais Sairam de Férias (2006)

Carandiru (2003)

O Cangaceiro (1953)

Comente: