Lista: 13 faixas essenciais do Rock Brasil

Hoje é Dia do Rock! E nós escolhemos comemorar o “Dia Mundial do Rock” de um jeito diferente: apesar do nome, esta é uma data bem brasileira, então fizemos uma lista com músicas do Rock Brasil, com letras que ajudam a contar a história do nosso país como ela aconteceu. 

O período de que estamos falando por aqui é o do auge do rock brasileiro, meados da década de 80.  Em 1985, o Brasil começava a engatinhar no processo de redemocratização, depois de 20 anos de uma ditadura militar sanguinária, o poder político voltava novamente para as mãos civis, mas o país estava completamente falido economicamente.

O 13 de julho, escolhido para o “Dia do Rock”, marca o aniversário do Live Aid, um festival beneficente que aconteceu em 1985, para arrecadar dinheiro para o povo da Etiópia, um país africano que entre 1983 e 1985 passou por uma seca que matou 1,2 milhões de pessoas de fome.

As imagens que chegavam diariamente nos telejornais geraram uma onda de solidariedade de grandes estrelas do pop e do rock mundial e, assim, no dia 13 de julho de 1985, aconteceu um mega show dos dois lados do Atlântico que reuniu artistas como Queen, Led Zeppelin, Mick Jagger, Bob Dylan, David Bowie, Elton John, Paul McCartney, Madonna, U2, Eric Clapton e Phil Collins.

Por aqui, o Rock In Rio tinha acabado de acontecer, em janeiro de 1985, e tinha ajudado a dar uma projeção ainda maior para toda uma geração de novas bandas brasileiras como Barão Vermelho e Os Paralamas do Sucesso.

Na lista incluímos 13 faixas que têm em comum o mesmo clima de contestação do poder estabelecido embora não sejam todas da mesma época, trouxemos também “Perfeição”, da banda Legião Urbana, um retrato atemporal e fiel de um país que, em 2021, volta a experimentar a fome e a miséria, mais uma vez sob a gestão de governantes que, assim como os militares, nunca deveriam ter chegado ao poder.

Legião Urbana – Que País é Esse?

Paralamas do Sucesso – Alagados

Titãs – Desordem

Cazuza – Brasil

Capital Inicial – Fátima

Ira -Dias de Luta

Pitty -Teto de Vidro

RPM – Alvorada Voraz

Barão Vermelho – Milagres

Inocentes – Pátria Amada

Rita Lee – Todas as Mulheres do Mundo

Mutantes – Panis et Circensis

Plebe Rude – Até Quando Esperar

Faixa extra – Legião Urbana – Perfeição

Compartilhe: