iHostage na Netflix: suspense real sobre refém em loja da Apple mistura drama e tensão policial
|
Recém chegado à Netflix, o filme holandês iHostage traz para as telas uma tensa história da vida real que aconteceu em 2022, em uma loja da Apple, em Amsterdã.
Para reconstruir o sequestro real, o diretor e co-roteirista Bobby Boermans busca acompanhar uma das vítimas, o búlgaro Ilian (Admir Sehovic), que se preparava para trabalhar por mais um período na Holanda e entrou na loja apenas para repor seus Air Pods que tinham sido perdidos e acaba refém de um homem sírio chamado Ammar (Soufiane Moussouli), que entra na loja armado e com uma bomba presa ao corpo.
O roteiro mistura a história real com alguma ficção, mas não se propõe a aprofundar muito além dos detalhes que já são conhecidos sobre a situação com reféns que durou algumas horas e foi manejada a partir de um gabinete de crise com negociadores da polícia como a policial Lynn (Loes Haverkort).
A tensão do filme é construída de forma eficiente, alternando entre os momentos de pânico dentro da loja e os esforços da polícia para controlar a situação do lado de fora.
O ator Soufiane Moussouli entrega uma performance intensa como Ammar, transmitindo a vulnerabilidade e a desesperança de um homem que, movido por um passado traumático, vê no sequestro uma última alternativa. Enquanto isso, Admir Sehovic humaniza Ilian, mostrando não apenas seu medo, mas também sua tentativa de estabelecer uma conexão com o sequestrador, numa dinâmica que oscila entre confronto e empatia.
Apesar de não explorar as motivações políticas ou sociais por trás do crime real, iHostage se destaca como um thriller psicológico que mantém o espectador em suspense até o desfecho. O filme levanta questões sobre desespero, solidão e os limites da negociação em situações extremas — temas universais que ecoam para muito além daquele dia em Amsterdã.
Contando uma história real que já tinha todos os elementos de um drama cinematográfico: um refém improvável, um criminoso em crise e uma corrida contra o tempo. A Netflix parece ter feito pouco esforço, quando todo o drama já estava ali na história real.
E, enquanto os créditos rolam, os espectadores soltam um suspiro de alívio por não terem estado naquela loja… naquele fatídico dia.
Adriana Maraviglia
@revistaeletricidade
Assista ao trailer de iHostage: