Sexta Feira 13: Jason Voorhees retorna em curta-metragem e inaugura novo universo expandido após 16 anos

Friday the 13th: Sweet Revenge – foto: Reprodução

Após 16 anos de disputas de direitos, o icônico assassino de Crystal Lake, Jason Voorhees, ressurgiu nas telas através do curta-metragem “Friday the 13th: Sweet Revenge”, lançado em 13 de agosto de 2025 no YouTube. Dirigido por Mike P. Nelson (“Wrong Turn”, 2021) e patrocinado pela Angry Orchard Hard Cider, o projeto transcende expectativas comerciais ao reacender a franquia com autenticidade e inaugurar o ambicioso Jason Universe.

O curta apresenta um grupo de jovens que ignora as lendas sombrias e viaja para o acampamento Crystal Lake, onde são caçados por uma força brutal e sobrenatural. A protagonista Eve (Ally Ioannides) carrega uma conexão inesperada com o passado de Jason, adicionando profundidade psicológica à narrativa. Nelson equilibra nostalgia e modernidade: cenas icônicas – como o salto de Jason do lago – homenageiam os filmes originais (partes 1-4), enquanto a fotografia e trilha sonora evocam a atmosfera dos anos 80. A violência, com efeitos práticos impressionantes, atinge um nível contemporâneo.

O redesign assustador de Jason, criado por Greg Nicotero (The Walking Dead), destaca-se: a máscara incorpora 13 furos como tributo ao título da franquia, o figurino envelhecido (tratado com glicerina e canela) simula um Jason que “acabou de emergir do lago”, e o dublê Schuyler White (1,96m) traz uma fisicalidade humana porém implacável. A integração da marca Angry Orchard ocorre organicamente, com maçãs simbolizando tentação e vingança em cenas-chave.

“Sweet Revenge” serve como alicerce para um ecossistema multiplataforma. O Jason Universe incluirá uma casa de terror imersiva nos Halloween Horror Nights 2025 da Universal Studios, onde visitantes reviverão mortes icônicas e explorarão locais como a cabana de Jason. Paralelamente, a série “Crystal Lake” (A24/Peacock) explorará as origens do mito, enquanto Nelson já planeja um longa-metragem que expandiria o curta: “Eve poderia desafiar a dinâmica do assassino, levando a franquia além de ‘adolescentes sendo esfaqueados'”, sugere o diretor, propondo encontros inéditos que testem os limites do personagem.

O sucesso do curta – disponível no canal oficial do Jason Universe – demonstra a relevância duradoura do ícone ao honrar suas raízes sem se prender a elas. Com coerência visual garantida pelo design de Nicotero (presente em todas as mídias), narrativas ousadas que exploram identidade e redenção, e acesso democratizado do YouTube a parques temáticos, o renascimento criativo de Jason Voorhees está apenas começando.

Assista ao curta-metragem “Friday the 13th: Sweet Revenge”, no Canal Jason Universe

Comente: