Brasil escolhe “O Agente Secreto” para representar o país no Oscar 2026

O Agente Secreto – foto: Reprodução

O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi o escolhido para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. A indicação foi definida pela Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA) e anunciada nesta segunda-feira (15).

A produção, que conta com Wagner Moura, Alice Carvalho, Maria Fernanda Cândido e Gabriel Leone no elenco, narra a história de um jovem recrutado como espião durante a ditadura militar, combinando suspense com um relevante pano de fundo histórico e político. O longa-metragem foi viabilizado com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), gerido pelo Ministério da Cultura e pela Ancine.

A escolha consolida a trajetória de sucesso do filme, que foi premiado no 78º Festival de Cannes e recebeu o Prêmio da Crítica. Agora, “O Agente Secreto” segue como candidato oficial do Brasil e aguarda a seleção final da Academia de Hollywood para concorrer ao Oscar.

“O Agente Secreto” foi escolhido em uma lista de filmes pré-selecionados que incluía “Baby”, de Marcelo Caetano, “Kasa Branca“, de Luciano Vidigal, “Manas“, de Marianna Brennand, “O Último Azul“, de Gabriel Mascaro e “Oeste Outra Vez“, de Erico Rassi.

Lembrando que o filme escolhido como representante do Brasil no ano passado ao Oscar, “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, recebeu 3 indicações ao Oscar e venceu na categoria Melhor Filme Internacional.

Comente: