Em DNA, segundo DVD com orquestra, Pedro Mariano vai muito além de seus genes musicais – Revista Eletricidade

Em DNA, segundo DVD com orquestra, Pedro Mariano vai muito além de seus genes musicais

O cantor Pedro Mariano lançou hoje seu novo CD/DVD ao vivo, “DNA”, segundo trabalho em que aparece acompanhado por uma orquestra, mas desta vez  trazendo um novo repertório de músicas ainda inéditas em sua voz.

O show, que foi gravado em janeiro de 2018, foi  aberto por um texto  dito pelo próprio Pedro, com versos de algumas letras destas novas músicas, já dividindo com o público o clima “momento de reflexão” que motivou a própria escolha desse repertório de canções de parceiros como Jair de Oliveira, Edu Tedeschi, Daniel Carlomagno e Fabio Cadore que, entre outros, assinam as novas músicas.

A faixa de abertura e que também dá nome ao show “DNA” pode parecer a primeira vista um desejo de exibir  as credenciais musicais hereditárias da mais do que privilegiada posição de ser um dos herdeiros de Elis Regina, a maior cantora do Brasil, e Cesar Camargo Mariano,  o melhor produtor com quem ela trabalhou na vida, mas basta prestar um pouquinho  de atenção à letra da música de Edu Tedeschi para ter certeza que esta intenção só pode passar pela cabeça de quem faz uma leitura muito superficial do trabalho.

Aliás, a superficialidade parece ter ficado bem distante desse novo repertório; as letras são elaboradas e trazem questões humanas profundas, são elas que, junto com bons arranjadores, garantem o acabamento excepcional a este trabalho deixando-o a altura do já conhecido perfeccionismo do artista.

“De Peito Aberto” é a segunda novidade do repertório. A composição pop de Fabio Cadore ganha ares de grande clássico com a participação da orquestra comandada pelo maestro Otávio de Moraes.

O DVD não ficou só nas inéditas, velhas canções queridas dos fãs do cantor também marcaram presença e receberam  novos arranjos, como “Risos e Memórias”,  que emocionou o público.

Falando em emoção, Pedro Mariano trouxe para o repertório um velho sucesso da década de 80, cujo arranjo original contava simplesmente com a voz do cantor Guilherme Arantes acompanhada por um viajadíssimo sintetizador, cheio de efeitos. Na nova versão, o teclado ainda aparece, mas ficou bem mais discreto, quase como um detalhe, tecendo pequenos comentários,   enquanto cordas e metais  carregam a melodia.

Mas a emoção não parou por aí. A doce “Casa no Campo”, um dos carros chefes do repertório de Elis Regina, do disco “Elis” (1972), foi transformada em  um dueto entre filho e mãe, com velhas imagens de um daqueles antigos videoclipes produzidos pela TV Globo,  em preto e branco, em um telão, no fundo do palco.

A dramática “Labirinto” de Jair de Oliveira veio em seguida, trazendo o público de volta  a realidade e ao tema introspectivo e cheio de auto-questionamentos  que indicaram o caminho para o  desenvolvimento do roteiro do espetáculo.

Nem todo mundo sabe, mas o cantor Pedro Mariano costuma apresentar-se pelo pais em shows de formatos variados, que podem acontecer tanto como uma super-produção, acompanhado por uma orquestra, como trazer o cantor em uma versão mais intimista, acompanhado apenas por um piano.   A música “Acaso”, de Ivan Lins, faz parte do repertório desse show de piano e voz.  Diretamente de outro DVD ao vivo, o primordial “Piano & Voz” (2003), que Pedro gravou acompanhado pelo pai. A canção recebeu um novo arranjo, com destaque para o piano de Marcelo Elias e o solo de guitarra de Conrado Goys, músicos da banda que acompanha Pedro há anos.

O sucesso “Um Pouco Mais Perto”, do disco anterior “Pedro Mariano & Orquestra” (2014), também dá as caras. Composição inspirada de Ana Carolina, Chiara Civello e Edu Krieger, a música caiu no gosto do público, o que garantiu uma boa execução nas rádios.

Diferente da dinâmica do primeiro registro com orquestra, este novo projeto, que hoje é lançado em disco e DVD, foi sendo mostrado ao público aos poucos, ao longo de 2017 e chega a sua gravação em 2018 como um trabalho maduro, o décimo  disco de uma das vozes mais interessantes da música brasileira, que já está na estrada há mais de 20 anos,  mas ainda capaz de surpreender.

Adriana Maraviglia
@drikared

Galeria de fotos do show “Pedro Mariano & Orquestra – DNA”

  • bootstrap carousel example
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
jquery carousel slider by WOWSlider.com v8.8

 

Ouça o novo disco “Pedro Mariano & Orquestra – DNA” no Spotify

 

Entre no Facebook e deixe seu comentário: