Como foi a reunião de Friends

ELENCO DE FRIENDS NO ESPECIAL "FRIENDS: THE REUNION" - FOTO: REPRODUÇÃO

A reunião de “Friends” estreou no dia 27/05 e os fãs  tiveram a oportunidade de finalmente assistir a um programa completo, em “Friends: The Reunion”, eles puderam rever seu grupo favorito de amigos reunidos mais uma vez, falando sobre a série, 17 anos após as filmagens do último episódio.

O especial era muito desejado. Desde 2004, foram inúmeras ondas de rumores sobre o retorno da série, até 2020, quando o programa especial começou a ser planejado, mas acabou adiado por causa da pandemia. 

É óbvio que sempre existiu interesse sobre um programa que foi um fenômeno de audiência em todos os formatos possíveis; da TV aberta à venda de temporadas em boxes de DVDs e da TV a cabo ao streaming. E fica muito difícil imaginar que não tenha existido uma disputa envolvendo muitos milhões de dólares para garantir uma atração que, segundo informação divulgada durante o próprio episódio, já foi assistida mais de 100 bilhões de vezes, ao redor do mundo.

Com uma audiência deste tamanho, é bastante compreensível que a HBO não tenha poupado despesas que a reunião de Friends acontecesse. Cada um dos seis astros recebeu um cachê de 2,5 milhões de dólares e cenários idênticos aos originais, incluindo o chafariz onde foi filmada a abertura, foram reconstruídos nos estúdios onde as 10 temporadas foram feitas.

Não vou estragar a experiência de ninguém, aqui evitamos os spoilers, mas posso dizer que, para os fãs, como eu, o episódio foi cheio de emoções, surpresas e algumas revelações.

Os pontos altos foram o dueto musical entre Lisa Kudrow e Lady Gaga e a constatação de que os atores não são assim tão diferentes dos personagens que viveram na série. É só observar bem para perceber que eles estão ali no palco: Rachel (Jennifer Aniston), Monica (Courtney Cox), Ross (David Schwimmer), Joey (Matt LeBlanc) e Chandler (Matthew Perry), nas brincadeiras e na expressão de cada um. 

Alguns atores do elenco de apoio se fizeram presentes, mas muito rapidamente. E se este especial teve um defeito foi o de não ter dado tempo suficiente para matarmos as saudades de alguns personagens muito queridos como Janice (Maggie Wheller) e Richard (Tom Selleck).

Criando uma identificação imediata com os fãs, o especial trouxe depoimentos de famosos e anônimos falando sobre o impacto da série em suas vidas. Criando para os fãs aquela sensação boa de pertencimento, suficientemente forte para anular os efeitos dessa moda completamente equivocada de ficar criticando a série e seus personagens nas redes sociais.

Como fã, posso dizer que adoraria “morar” nesse especial. Quando chegar ao Brasil, vê se não perde. A estreia da HBO Max por aqui está prometida para o dia 29/06. 

Adriana Maraviglia
@drikared

Assista ao trailer de “Friends: The Reunion”:

Leia também: 


Lista: Friends – Aquele com os 13 melhores episódios 

 


Compartilhe: