No Aniversário de Robert Plant suas 20 melhores músicas

ROBERT PLANT NO RIO DE JANEIRO (94) - FOTO: REPRODUÇÃO

Hoje é o dia dele! Rober Plant, o eterno Deus Dourado do Rock completa 73 anos neste 20/08 e para comemorar a Revista Eletricidade preparou uma playlist com as 20 melhores músicas de sua carreira solo.

Na estrada há 56 anos, o músico já participou de inúmeras bandas, inclusive do Led Zeppelin. considerada uma das bandas mais importantes da história do rock, o Zeppelin levou Plant a atingir o status de lenda do rock.

Uma curiosidade que o próprio Jimmy Page conta é que, quando conheceu Plant e viu do que ele era capaz, em uma audição, chegou a ter medo de que o vocalista tivesse algum problema sério de personalidade. Na cabeça dele, só alguma coisa desse tipo poderia manter alguém com aquele talento e aquela aparência ainda longe do estrelato.

Mas tudo terminou tragicamente em 1980. Com a morte de John Bonham e o fim da banda, Robert Plant quase se aposentou dos palcos aos 32 anos.

A decisão de aposentar-se não durou muito tempo, logo a música o chamaria de volta e em 1982, o artista lançava “Pictures at Eleven”, seu primeiro trabalho solo.

Hoje ele tem 11 discos de estúdio e mais 4 trabalhos em parceria, um com os Honeydrippers, dois com Jimmy Page, gravados na década de 90, e um com a cantora de bluegrass Alison Krauss.

E foi nessa extensa discografia em que nós mergulhamos para montar esta playlist com o Top 20 de músicas da carreira solo de Robert Plant.

Um artista que nunca teve medo de primeiro agradar a si mesmo com o que faz e não dar a mínima importância às críticas e cobranças para voltar a cenários que, para ele, são páginas viradas definitivamente de sua vida.

Falando nisso, na nossa lista não podia faltar “Tin Pan Valley” e sua letra que soa como um desabafo sobre este cenário em que ainda hoje tentam enquadrar um trabalho musical que já não cabe mais nele.

Alguma dúvida? Continue ouvindo a playlist direto no Spotify

Leia também:

Lista: 10 momentos marcantes da carreira de Robert Plant

Compartilhe: