Reencontro de Harry Potter emociona os fãs

HARRY POTTER: DE VOLTA A HOGWARTS - FOTO: REPRODUÇÃO

O ano começa com uma atração cheia de emoção para os fãs da Saga Cinematográfica de Harry Potter: “Harry Potter: De Volta a Hogwarts”, o especial da HBOMax que reuniu uma grande parte do elenco dos oito filmes para comemorar os 20 anos da estreia de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

E o cenário escolhido para o reencontro não poderia ser mais significativo. Os estúdios onde ficam os cenários originais em que os filmes foram rodados e hoje se transformaram no Warner Bros. Studio Tour London, uma concorrida atração turística situada a 20 minutos de distância da capital inglesa, receberam Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Tom Felton, Mark Williams, Helena Bonham Carter, Gary Oldman, Robbie Coltrane, Jason Isaacs, James Phelps, Oliver Phelps, Bonnie Wright, Alfred Enoch, Matthew Lewis, Evanna Lynch e Ralph Fiennes.

Mas é ainda a presença do trio central de atores, responsável por dar vida aos personagens Harry Potter, Hermione Granger e Rony Weasley, que mais comove o público. É uma visão de encher os olhos e de aquecer o coração ver os três juntos.

Nós os conhecemos ainda crianças e os vimos crescerem diante dos nossos olhos e transformarem-se em verdadeiros ícones da cultura pop ao darem rosto a personagens que já tinham conquistado o coração do público na saga literária que já era bastante popular e quebrava recordes de vendas de livros ao redor do mundo quando chegou ao cinema.

Sem deixar de citar que o elenco de garotos cresceram contracenando com uma  lista de atores britânicos notáveis, astros  considerados patrimônios nacionais como Maggie Smith, Richard Harris, Allan Rickman, Michael Gambon, Helena Bonham Carter,  Imelda Stalton, Julie Walters,  Keneth Branagh e Emma Thompson, entre outros, dividiram os sets com os recém chegados e ajudaram a transformar os filmes em enormes sucessos.

É por isso que no reencontro algumas ausências são bem sentidas, como a dos veteranos atores Michael Gambon (Dumbledore), Maggie Smith (Professora McGonagall), Julie Walters (Sra Weasley) e da própria JK Rowling, criadora da saga, que recentemente envolveu-se em uma acalorada polêmica online ao defender absurdos preconceitos homofóbicos.

No programa, vemos alguns depoimentos da autora gravados em 2019. A escritora chegou a ser convidada para participar das gravações, mas sua equipe de relações públicas recusou o convite, talvez na tentativa de evitar maiores polêmicas depois de diversos atores do elenco terem criticado  publicamente suas opiniões em redes sociais.

Mas um outro tipo de ausência, a dos atores que morreram depois de participarem dos filmes foi a responsável por algumas das cenas mais emocionantes do especial. Richard Harris (Dumbledore nos 2 primeiros filmes), Helen McCrory (Narcissa Malfoy) e especialmente Alan Rickman (Severus Snape), foram homenageados e lembrados com carinho por diversos atores do elenco.

Com a participação também dos diretores Chris Columbus, Alfonso Cuarón, Mike Newell e David Yates, o especial vai contando histórias de bastidores de cada uma das filmagens e para aqueles que nunca viram nenhum dos filmes e/ou ainda não conhecem a história, apresentando inúmeros spoilers enquanto o fazem. Mas será que existe alguém no mundo que ainda não viu os filmes?

Em cartaz na HBOMax, “Harry Potter: De Volta a Hogwarts” é obrigatório para todos os fãs de Harry Potter e um ótimo jeito de começar o ano de 2022 com o coração iluminado por uma nostalgia boa e a sensação de alguma forma estar mais uma vez em casa, naquele velho Mundo Bruxo dos nossos sonhos.

Adriana Maraviglia
@drikared

Assista ao trailer de “Harry Potter: De Volta a Hogwarts”:

Compartilhe: