Exposição transforma ícones paulistanos em brinquedos

Antecipando as comemorações do Dia das Crianças, o Shopping Center 3 inaugura, em 21 de setembro, a exposição Vira Virou Criança com 20 trabalhos do ilustrador e designer gráfico Jean Rosa. As obras são imagens de construções icônicas paulistanas, como o Masp e o Edifício Copan, clicadas pelo fotógrafo Mavinho Acoroni com o uso de drones.

Nos ângulos pouco usuais, prédios, pontes e conjuntos habitacionais viram brinquedos, livros e até comida, como é o caso do Hotel Unique, cuja forma inusitada, criada pelo arquiteto Ruy Ohtake, se transformou em uma fatia de melancia saboreada por uma menina.

Entre os dias 2 e 15 de outubro, a exposição inclui um piano gigante no chão, que pode ser tocado com os pés pelos visitantes, nos moldes do filme Quero Ser Grande (Big), de 1988, estrelado por Tom Hanks. “Queremos convidar os adultos para brincarem com a criança que cada um traz guardada em si”, diz Mara Romiti, diretora de marketing do Shopping Center 3.

Nas imagens da mostra há outra obra de Ohtake: os prédios do conjunto habitacional da comunidade de Heliópolis. Agora, as construções de formato arredondado são pés de lata, antiga brincadeira de crianças. “Passei a infância brincando na rua, em São Vicente, no litoral paulista. Acho que quem foi criança nos anos 80, 90 ou mesmo antes, pode reconhecer alguns brinquedos que resgatamos, lembrar dos momentos de lazer. Uma das propostas da exposição é recuperar essas memórias afetivas”, diz Jean Rosa, de 38 anos.

“Nosso trabalho procura dar um novo olhar para locais que vemos no cotidiano. Com essas imagens que estão fora do nosso ângulo normal, porque são feitas de cima, a ideia foi enxergar esses locais de um jeito diferente, evocando esse tempo da alegria sem compromisso, dessa disposição para o brincar que também é possível em São Paulo”, diz Mavinho Acoroni, que tem 43 anos A designer gráfica da BKDot Design, Mari Poletto, mulher de Rosa, atuou em conjunto com a dupla para a exposição.

Nos brinquedos para todas as idades, o Masp se tornou um teclado e o prédio Tomie Ohtake, que abriga o Instituto de mesmo nome, em Pinheiros, passou a ser um Aquaplay, clássico dos anos 80, no qual o desafio era juntar argolas, que flutuavam na água, aos bastões. O acesso à ponte do Morumbi, na Marginal Pinheiros, é um Autorama de quilômetros, que encanta o menino. Já o Copan é um livro enorme e a roda-gigante ao lado do Parque Villa-Lobos virou monociclo.

Exposição São Paulo para Brincar – de 21/09 a  15 de novembro – Shopping Center 3 – Endereço:  Av. Paulista, 2064, Cerqueira César – São Paulo/SP – Horários de funcionamento do shopping: de segunda a sábado das 08h às 22h – Domingo e feriados: das 10h às 22h – Estacionamento: Rua Luís Coelho, 91 – Entrada: Gratuita 

Compartilhe: