Os Delinquentes: Uma Sátira sobre Moral, Liberdade e Capitalismo

OS DELINQUENTES – foto: DIVULGAÇÃO

Chegando nesta quinta-feira (26/10) aos cinemas brasileiros, o filme “Os Delinquentes” é a produção argentina escolhida para concorrer ao Oscar 2024 na categoria Melhor Filme Internacional.  

Dirigido e roteirizado por Rodrigo Moreno, o filme narra a história de Morán (Daniel Elías), um bancário cansado de sua própria rotina, que decide cometer um crime para conquistar uma vida melhor. 

Com cada passo de seu crime planejado e dentro de sua lógica fria e calculista, Morán prefere pegar alguns anos de prisão a continuar trabalhanando pelo resto de sua vida no banco, preso a uma rotina sem qualquer horizonte ou perspectiva. 

O roteiro tem um delicioso tom de deboche, um humor que vai arrastando o público por cada passo de um plano que tem tanta lógica, faz tanto sentido, que pode levar o espectador chegar a pensar que pode dar certo. 

O plano de Morán precisa da colaboração do colega Román (Esteban Bigliardi) em quem ele precisa confiar cegamente para concluir o que planejou.  

Com suas três horas de duração, o filme oferece  tempo suficiente ao espectador para ponderar e imaginar-se trocando de lugar ora com Morán, ora com Román, perguntando a si mesmo o que faria diante de cada obstáculo. 

Reparem que dando uma pista ao espectador, sobre a posição do diretor quanto ao dilema moral proposto, o ator Germán de Silva foi escalado para dois papéis: Del Toro, chefe de Morán e Román no banco e Garrincha, um preso que arruma problemas para Morán na prisão.

“Os Delinquentes” é um verdadeiro estudo sobre os significados de moral, liberdade e a falta de horizontes do Capitalismo e por isso deve ser visto. 

 

Adriana Maraviglia

@revistaeletricidade

Assista ao trailer de “Os Delinquentes”:

Compartilhe: