Miss França – comédia discute a sério a identidade de gênero

Estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (19/05), “Miss França”, a nova comédia dramática do cineasta luso-francês Ruben Alves que traz para a mesa uma discussão contemporânea e muito importante: a questão de gênero e seus muitos e enormes desafios.

O roteiro, escrito pelo próprio diretor, de uma forma até singela, conta a história de Alex (interpretado por Alexandre Wetter, jovem modelo da Jean-Paul Gaultier), que desde criança sonha participar do tradicional concurso de beleza feminina.

Aos 24 anos, Alex trabalha em uma academia de boxe e no meio daquele universo cheio de testosterona, não se sente um homem, mas tampouco consegue se sentir uma mulher, mesmo com seus traços bastante delicados.

Mesmo assim, enfrentando grandes dificuldades, Alex decide que precisa ao menos  tentar realizar seu grande sonho.

Contando com o apoio do grupo variadissimo (e muito divertido) que convive com Alex em uma pensão, entre eles o travesti Lola (Thibault de Montalembert), que cuidará de sua estética e da transformação física. Já Randy (Moussa Mansaly) e Ahmed (Hedi Bouchenafa) serão responsáveis por suas redes sociais.

Mas conseguir participar do concurso pode se revelar um problema muito mais complicado do que ele esperava.

Com delicadeza, sutileza, profundidade e muita graça, “Miss França” é uma oportunidade de abrir a discussão dos problemas das pessoas não binárias, aqueles que não se definem como homens ou mulheres e seu sofrimento quando percebem que o mundo ao redor, mesmo neste século XXI, em que teoricamente todos deveriam ser livres para ser como quisessem, pessoas como ele continuam sendo rotuladas e cobradas pela sociedade.

Com uma aparência androgina que o torna perfeito para o papel, Alexandre Wetter consegue dar a Alex uma interpretação tão emocionante e verdadeira, nesta sua estreia no cinema, que mereceu uma indicação ao César, em 2021, como revelação masculina mais promissora.

Adriana Maraviglia

@drikared

Assista ao trailer de “Miss França”:

Compartilhe: